São Domingos de Silos

1. Beata Maria Clara do Menino Jesus, virgem (†1899). Desejosa de evangelizar, fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em Lisboa, Portugal.

2. São Silvério, Papa e mártir (†537). Por não querer restabelecer o bispo herético Antimo na sede de Constantinopla, foi enviado pela Imperatriz Teodora para a ilha de Palmarola, Itália, onde veio a falecer.

3. São Francisco Xavier, presbítero (†1552). Ver página 2.

4. São João Damasceno, presbítero e Doutor da Igreja (†c. 749).

São Bernardo de Parma, bispo (†1133). Como monge, procurou a perfeição de vida; como Cardeal, o bem da Igreja; e como Bispo, a salvação das almas de sua diocese de Parma, Itália.

5. Beato Nicolau Stensen, bispo (†1683). Polímata, médico e anatomista dinamarquês de origem luterana, converteu-se ao catolicismo. Morreu em Schwein, Alemanha, sendo Vigário Apostólico para o norte da Europa.

6. São Nicolau, bispo (†séc. IV).

São José Nguyen Duy Khang, mártir (†1861). Catequista capturado na perseguição do imperador Tu Duc. Foi flagelado, encarcerado e degolado em Hai Duong, Vietnã.

7. II Domingo do Advento.

Santo Ambrósio, bispo e Doutor da Igreja (†397).

Santa Maria Josefa Rosello, virgem (†1880). Fundadora do Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, em Savona, Itália.

8. Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.

São Teobaldo de Marliaco, abade (†1247). Abade do Mosteiro Cisterciense de Vaux-de-Cernay, França, alcançou a fama de santidade ainda em vida.

9. São João Diego Cuauhtlatoatzin (†1548).

São Pedro Fourier, presbítero (†1640). Escolheu para exercer seu ministério a paupérrima paróquia de Mattaincourt, França, e fundou o Instituto das Cônegas Regulares de Nossa Senhora.

10. Beato Marco Antônio Durando, presbítero (†1880). Religioso da Congregação das Missões e fundador da Congregação das Irmãs de Jesus Nazareno, em Turim, Itália.

11. São Dâmaso I, Papa (†384).

São Daniel Estilita, presbítero (†493). Após viver em um mosteiro, seguiu o exemplo de São Simeão e permaneceu durante 33 anos no alto de uma coluna até sua morte, em Constantinopla, Turquia.

12. Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.

Beato Bartolo Buonpedoni, presbítero (†1300). Atingido pelo mal de Hansen aos 60 anos, retirou-se a um leprosário em Cellole, Itália, onde deu assistência aos doentes ali encerrados.

13. Santa Luzia, virgem e mártir (†c. 304/305).

Beata Maria Madalena da Paixão, virgem (†1921). Fundadora da Congregação das Irmãs Compassionistas Servas de Maria, em Castellamare di Stabia, Itália.

14. III Domingo do Advento.

São João da Cruz, presbítero e Doutor da Igreja (†1591).

15. Santa Virgínia Centurione Bracelli, viúva (†1651). Dedicando-se ao serviço de Deus, socorreu os pobres, ajudou as igrejas rurais e fundou e dirigiu a Obra das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio do Monte Calvário, em Gênova, Itália.

16. Santo Everardo, confessor (†867). Duque de Friuli e importante figura do Sacro Império, fundou o mosteiro de Cônegos Regulares de São Calixto em Cysoing, França, onde foi sepultado após sua morte.

17. Beata Matilde do Sagrado Coração de Jesus, virgem (†1902). Vendo a imagem de Cristo no próximo, fundou a Congregação das Filhas de Maria, Mãe da Igreja em Don Benito, Espanha.

18. São Graciano de Tours, bispo (†séc. III). Primeiro Bispo de Tours, França, que segundo a tradição, foi enviado de Roma a esta cidade, onde se encontra sepultado.

19. Beatas Maria Eva da Providência e Maria Marta de Jesus, virgens e mártires (†1942). Religiosas da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, que durante a guerra na Polônia, foram fuziladas em Slonim.

Tetraktys (CC 3.0)
São João Diego Cuauhtlatoatzin

20. São Domingos de Silos, abade (†1073). Após ter sido eremita, restaurou o mosteiro de Silos, Espanha, que se encontrava quase em ruínas, restabelecendo nele a observância e prática do louvor divino.

21. IV Domingo do Advento.

São Pedro Canísio, presbítero e Doutor da Igreja (†1597).

22. Santo Isquirião, mártir (†c. 250). Apesar dos opróbrios e injúrias, recusou sacrificar aos ídolos e morreu no Egito, atravessado por uma estaca pontiaguda.

23. São João Câncio, presbítero (†1473).

Santo Ivo, bispo (†1116). Restabeleceu a ordem entre os cônegos, e muito agiu e escreveu a fim de promover a concórdia entre o clero e os poderes civis, para bem da Igreja, em Chartres, França.

24. Santa Irmina, abadessa (†c. 710). Após ficar viúva, consagrou-se a Deus e tornou-se benfeitora de São Wilibrordo. Fundou e dirigiu o mosteiro de Öhren, Alemanha.

25. Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Beato Miguel Nakashima, religioso e mártir (†1628). Catequista jesuíta, que por sua fé em Cristo, foi mergulhado em água fervente, em Unzen, Japão.

26. Santo Estêvão, diácono e protomártir.

São Dionísio, Papa (†268). Depois da perseguição do imperador Valeriano, consolou com suas cartas e sua presença os irmãos aflitos, resgatou os cativos dos suplícios e ensinou aos ignorantes os fundamentos da Fé.

27. São João, Apóstolo e Evangelista.

Beato Francisco Spoto, presbítero (†1964). Sacerdote da Congregação dos Missionários Servos dos Pobres, assassinado por guerrilheiros Simba quando era missionário em Biringi, Congo.

28. Domingo. Festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José.

Santos Inocentes, mártires.

Beato Gregório Khomysyn, bispo e mártir (†1945). Bispo de Ivano-Frankivsk, que no tempo de perseguição foi martirizado em Kiev, Ucrânia.

29. São Tomás Becket, bispo e mártir (†1170).

São Gerardo Cagnoli, religioso (†1342). Franciscano dotado de dons taumatúrgicos, que manifestou curando os enfermos, em Palermo, Itália.

30. São Lourenço de Frazzanò, monge (†c. 1162). Monge segundo a observância dos Padres orientais, insigne pela austeridade de vida e incansável pregação, em Frazzanò, na ilha da Sicília.

31. São Silvestre, Papa (†335).

Santa Melânia, a jovem, monja (†439). Ver página 28.

The Internet and Health Care: Take Medications Seriously