Santo Hilário - Capela da Sabedoria (Saint Laurent sur Sèvre, França).

1. Santa Veridiana, Virgem (†Toscana, Itália, 1242). Nascida na Toscana, consagrou desde muito jovem sua virgindade a Deus. Peregrinou a Santiago de Compostela e a Roma, retornando depois à terra natal, onde voluntariamente viveu murada numa cela, durante 34 anos, favorecida por elevados dons místicos, em meio a rigorosas penitências.

2. Apresentação do Menino Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora. O Evangelho de São Lucas narra que decorrido o prazo estabelecido pela Lei mosaica para a purificação das mulheres que davam à luz, Nossa Senhora e São José levaram o Menino Jesus ao Templo para O apresentarem a Deus.

3. Santo Oscar, Bispo (†865). Nasceu na França no princípio do século IX e foi educado no mosteiro de Córbia (Alemanha). Em 826 partiu para a Dinamarca a fim de pregar a Fé cristã, não obtendo, porém, muito resultado; no entanto, teve melhor êxito na Suécia. Foi eleito Bispo de Hamburgo. O Papa Gregório IV nomeou-o legado pontifício para a Dinamarca e a Suécia. Encontrou muitas dificuldades no seu ministério de evangelização, mas superou-as com grande fortaleza de ânimo.

4. São João de Brito, Mártir. Filho de Salvador Pereira de Brito, Governador-Geral do Brasil, São João de Brito ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário às Índias, onde, após muitos anos de trabalhos apostólicos, sofreu o martírio.

5. V Domingo do Tempo Comum.

6. Santos Paulo Miki e Companheiros, Mártires (†Nagazaki, Japão, 1597). São Paulo Miki era jesuíta e se dedicava ao ensino do catecismo com muito zelo, obtendo nesse apostolado conversões surpreendentes. Foi crucificado em Nagazaki, por ordem do imperador pagão, juntamente com outros dois jesuítas, seis franciscanos e dezessete leigos. Foram canonizados pelo Papa Pio IX, em 1862. A elevação sobre a qual receberam o martírio ficou conhecida como Monte dos Mártires.

7. Bem-aventurado Papa Pio IX. Governou a Igreja entre 1846 e 1878.

8. São Jerônimo Emiliani, Confessor (†Somasca, Itália, 1537). Nasceu em 1486, numa família nobre de Veneza, fez rápida carreira como militar e como político. Aprisionado pelos franceses, durante o cativeiro resolveu renunciar ao mundo e consagrar-se por inteiro a Deus. Foi libertado prodigiosamente por Nossa Senhora e retornou à sua cidade natal, onde foi ordenado sacerdote e se dedicou ao cuidado dos órfãos pobres. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, destinada a socorrer as crianças órfãs e os pobres.

9. São Miguel Febres Cordero, Religioso (†1910). Nascido em Cuenca, enfrentou grande oposição da família para cumprir sua vocação de Irmão das Escolas Cristãs (Lassalista). Apesar das dificuldades, ingressou na vida religiosa e se destacou como educador da juventude, afirmando-se também como escritor, gramático e filólogo. Chegou a ser eleito membro da Academia Equatoriana da Língua. A fama de santidade eminente o acompanhou durante toda a vida e perdurou depois do falecimento. Foi canonizado por João Paulo II em 1984.

10. Santa Escolástica, Virgem (†Itália, 547). Irmã gêmea e filha espiritual do grande São Bento, nascida em Núrsia, Itália, cerca do ano 480. Juntamente com seu irmão, consagrou-se a Deus e seguiu-o para Cassino. Fundou o ramo feminino da Ordem beneditina. Quando faleceu, seu irmão viu sua alma sendo conduzida ao Céu.

11. Nossa Senhora de Lourdes. Em Lourdes, na gruta de Massabielle, Nossa Senhora apareceu dezoito vezes a Santa Bernadete, então menina de 14 anos. Na última das aparições, a Virgem Se identificou: “Eu sou a Imaculada Conceição.” Com essas palavras, confirmava o ato solene pelo qual o Papa Pio IX, quatro anos antes, proclamara a Conceição Imaculada da Santa Mãe de Deus.

12. VI Domingo do Tempo Comum.

13. Santo Estêvão, Bispo (†Lyon , 515).

14. São Cirilo, Monge (†869) e São Metódio, Bispo (†885). Ver página 20.

15. São Cláudio de la Colombière, Presbítero (†1682). Sacerdote jesuíta e Superior do Colégio de Paray-le-Monial, São Cláudio foi grande apóstolo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

16. Beato José Allamano, Presbítero (†1926). Aluno de São João Bosco e sobrinho de São José Cafasso, Beato José fundou a Congregação de Missionários da Consolata.

17. Sete Santos Fundadores dos Servitas (†Florença, Séc. XIII). Levaram vida eremítica no monte Senário, venerando de modo particular a Santíssima Virgem Maria. Depois se dedicaram à pregação por toda a Toscana e, convocados pela própria Mãe de Deus, fundaram a Ordem dos Servos de Maria (Servitas), destinada a promover a devoção a suas dores. A Ordem, que foi aprovada em 1304 pela Sé Apostólica, rapidamente se expandiu. Tão unidos eram os sete fundadores que foram sepultados num mesmo sepulcro, tendo-se misturado até mesmo suas cinzas.

18. Santo Heládio, Bispo (†632). Abandonou o cargo de administrador da corte visigótica para se tornar monge; foi eleito abade do mosteiro, e depois Arcebispo de Toledo (Espanha).

19. VII Domingo do Tempo Comum.

20. Santo Euquério, Bispo (†Orléans, França, 137). Destacou-se desde jovem pela sabedoria, pela santidade e pela devoção a Maria Santíssima. Fez-se monge, e algum tempo depois foi eleito Bispo de Orléans. Durante 15 anos cumpriu eximiamente os deveres até que, devido a intrigas na Corte, foi exilado por Carlos Martel para Hasbain, próximo a Liège. Ali, num mosteiro, viveu ainda seis anos de vida recolhida, até que o Senhor o chamou para Si.

21. São Germano, Abade (†667). Foi assassinado por ladrões, ao tentar defender, com palavras pacíficas, os habitantes vizinhos do mosteiro de Grandfelt, Suíça.

22. Cátedra de São Pedro.

23. São Policarpo, Bispo e Mártir (†Esmirna, Séc. II). Discípulo de São João Evangelista, foi nomeado, ainda no tempo dos Apóstolos, Bispo de Esmirna, na atual Turquia. Teve como discípulo e continuador o grande Santo Ireneu, Bispo de Lyon. São Policarpo foi martirizado aos 86 anos de idade, por ter increpado sacerdotes pagãos.

Fotos: S. Hollmann; F. Lecaros
São João de Brito – Paróquia dos jesuítas (Barcelona, Espanha).

24. Beato Tomás Maria Fusco, Presbítero (†1891). Tomado de grande amor pelos pobres e doentes, fundou em Nocera, Itália, o Instituto das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue.

25. São Toríbio Romo, Presbítero, (†México, 1928). Martirizado durante a perseguição religiosa que houve em seu país no século XX.

26. I Domingo da Quaresma.

Santa Paula de São José de Calasanz, Virgem (†Espanha, 1889). Dotada de extraordinário carisma de educadora, tinha como lema: Piedade e letras. Fundou a Congregação das Filhas de Maria das Escolas Pias.

27. São Gabriel da Virgem Dolorosa, Confessor (†Ancona, Itália, 1862). Religioso da Congregação passionista, viveu discretamente, sem chamar a atenção sobre si, e faleceu com apenas 24 anos, vitimado pela tuberculose. Sua fama de santidade, confirmada por numerosos milagres, rapidamente se espalhou. Foi canonizado em 1920.

28. Santo Hilário, Papa (†468). Eleito Sumo Pontífice em 462, confirmou os concílios de Niceia, Éfeso e Calcedônia, defendendo a primazia da Sede Romana.

29. Santa Catarina de Siena, Virgem e Doutora da Igreja (†1830). Terciária dominicana, foi grande mística e contemplativa. Teve numerosos discípulos e exerceu muita influência na vida social e política de seu tempo.