Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Julho

1. Santo Aarão.  Sacerdote do Antigo Testamento, da tribo de Levi, irmão de Moisés.

2. São Swithun,  bispo (†862). Bispo de Winchester, Inglaterra, foi, segundo a tradição, capelão do rei Egberto de Wessex e tutor de seu filho, o príncipe Ethelwulf.

3. Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos. (Transferida do dia 29 de junho).

São Tomé,  Apóstolo.

São Leão II,  Papa (†683). Ver página 2.

4. Santa Isabel de Portugal,  rainha (†1336).

Beato José Kowalski,  presbítero e mártir (†1942). Sacerdote salesiano, morto no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, depois de passar por atrozes tormentos.

5. Santo Antônio Maria Zaccaria,  presbítero (†1539).

Santo Atanásio de Jerusalém,  diá­cono e mártir (†451). Diácono da Igreja da Ressurreição, assassinado pelo monge herege Teodósio, cuja impiedade tinha recriminado durante o Concílio de Calcedônia.

6. Santa Maria Goretti,  virgem e mártir (†1902).

Beata Maria Teresa Ledóchowska,  virgem (†1922). Nobre austríaca, fundadora do Instituto de Missionárias do Sodalício de São Pedro Claver, em Roma, dedicado a auxiliar as missões na África.

7. Beato Bento XI,  Papa (†1304). Frade da Ordem de Pregadores, promoveu durante seu curto pontificado a concórdia, a renovação da disciplina e o crescimento da religião.

8. Santos Áquila e Priscila  (†séc. I). Colaboradores de São Paulo, estes santos esposos o acolhiam em sua casa e arriscaram suas vidas para defendê-lo.

9. Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus,  virgem (†1942).

São Joaquim He Kaizhi,  mártir (†1839). Catequista estrangulado em Guiyang, China, por sua Fé cristã.

10. XV Domingo do Tempo Comum.

Santo Agostinho Zhao Rong,  presbítero, e companheiros, mártires (†1648-1930).

São Pedro Vincioli,  presbítero e abade (†1007). Reconstruiu a Igreja de São Pedro, em Perúgia, Itália, e construiu junto a ela um mosteiro sob a regra cluniacense.

11. São Bento,  abade (†547).

Santa Marciana,  virgem (†c. 303). Ver página 26.

12. São Pedro Khanh,  presbítero e mártir (†1842). Reconhecido como sacerdote enquanto passava por uma alfândega, foi preso, torturado e decapitado em Nghê An, Vietnã.

13. Santo Henrique,  Imperador (†1024).

São Silas  (†séc. I). Enviado pelos Apóstolos para pregar aos gentios, juntamente com São Paulo e São Barnabé.

14. São Camilo de Lélis,  presbítero (†1614).

Beato Gaspar de Bono,  presbítero (†1604). Abandonou a carreira das armas para se dedicar a Deus na Ordem dos Mínimos. Morreu em Valência, Espanha, sendo Provincial.

15. São Boaventura,  bispo e Doutor da Igreja (†1274).

Beata Ana Maria Javouhey,  virgem (†1851). Fundadora da Congregação das Irmãs de São José de Cluny, em Paris.

16. Nossa Senhora do Carmo.

Beata Hermengarda,  abadessa (†866). Bisneta de Carlos Magno, entregou-se ao serviço de Deus no mosteiro de Chiemsee, Alemanha, do qual foi abadessa.

17. XVI Domingo do Tempo Comum.

Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires (†1570).

Beato Paulo Gojdich,  bispo e mártir (†1960). Sendo ordinário da Eparquia de Presov, na Eslováquia, foi jogado na prisão onde com uma corajosa confissão passou para a vida eterna.

Divulgação (CC3.0)
São Silas

18. São Simeão de Lipnica,  presbítero (†1482). Pregador franciscano, devoto do Nome de Jesus, morreu em Cracóvia, Polônia, contagiado pelas vítimas de uma epidemia, das quais cuidava.

19. Santa Macrina,  virgem (†379). Irmã dos santos Basílio Magno, Gregório de Nisa e Pedro de Sebaste. Versada nas Sagradas Escrituras, retirou-se para levar uma vida solitária no mosteiro de Annesi, no norte da Turquia.

20. Santo Apolinário,  bispo e mártir (†c. séc. II).

São José María Díaz Sanjurjo,  bispo e mártir (†1857). Dominicano espanhol, eleito Bispo do Tonkín Oriental, Vietnã. Morreu decapitado durante a perseguição ordenada pelo imperador Tu Ðúc.

21. São Lourenço de Bríndisi,  presbítero e Doutor da Igreja (†1619).

Santa Praxedes,  virgem (†a. 491). Consta ter sido filha do senador romano Pudente, convertido por São Pedro. Deu nome à Basílica de Santa Praxedes, no Esquilino.

22. Santa Maria Madalena.

Beato Agostinho de Biella Fangi,  presbítero (†1493). Sacerdote dominicano, oriundo da nobre estirpe dos Fangi, que dispensou numerosos benefícios em Soncino, Vigevano e Veneza.

23. Santa Brígida,  religiosa (†1373).

São João Cassiano,  presbítero (†c.  435). Após ter sido monge na Palestina e eremita no Egito, fundou em Marselha, França, a abadia de São Vitor, composta de duas comunidades: uma masculina e outra feminina. Escreveu as Instituições Monásticas e as Conferências.

24. XVII Domingo do Tempo Comum.

São Charbel Makhluf,  presbítero (†1898).

Beata Cristina,  religiosa, chamada “a Admirável” porque nela Deus operou coisas realmente admiráveis, tanto em seu corpo, pois teve que sofrer muito, como em sua alma, enriquecida com fenômenos místicos. Faleceu no convento de Saint-Trond, em Brabante, Bélgica (c. 1224).

Gustavo Kralj
Santo Aarão

25. São Tiago Maior,  Apóstolo.

Santa Maria do Carmo Sallés y Barangueras,  virgem (†1911). Fundadora da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, em Madri.

26. São Joaquim e Sant’Ana,  pais de Maria Santíssima.

Santa Bartolomeia Capitanio,  virgem (†1833). Junto com Santa Vicenta Gerosa, fundou a Congregação das Irmãs da Caridade de Maria Menina. Morreu tuberculosa aos 26 anos.

27. Beata Maria Madalena Martinengo,  abadessa (†1737). De família nobre, entrou como religiosa no convento capuchinho de Bréscia. Foi favorecida com fenômenos místicos e deixou escritos que revelam sua incomum espiritualidade.

28. São Botvido,  mártir (†1100). Sueco de nascimento e batizado na Inglaterra, trabalhou na evangelização de sua pátria. Foi morto por um finlandês que ele mesmo havia libertado da escravidão.

29. Santa Marta,  irmã de Lázaro e Maria.

Santo Olavo,  rei e mártir (†1030). Difundiu a Fé e combateu a idolatria no Reino da Noruega. Morreu atravessado pela espada dos seus inimigos.

30. São Pedro Crisólogo,  bispo e Doutor da Igreja (†c. 450).

Beata Maria Vicenta de Santa Doroteia Chávez Orozco,  virgem (†1949). Fundou em Guadalajara, México, o Instituto das Servas dos Pobres.

31. XVIII Domingo do Tempo Comum.

Santo Inácio de Loyola,  presbítero (†1556).

São Justino de Jacobis,  bispo (†1860). Religioso lazarista enviado como missionário à Etiópia, onde sofreu fome, sede, tribulações e prisão.

Artigos populares