Beata Ângela Salawa

1. São David,  bispo (†c. 601). Fundou em sua diocese de Menévia, País de Gales, um mosteiro de onde partiram missionários para evangelizar a Irlanda, a Cornualha e a Armórica.

2. São Lucas Casali de Nicósia,  abade (†s. IX). Abade do mosteiro de Agira, Itália, célebre por sua humildade, sabedoria e prudência.

3. VIII Domingo do Tempo Comum.

Beato Pedro Jeremias,  presbítero (†1452). Religioso dominicano que, confirmado por São Vicente Ferrer na pregação, consagrou-se totalmente à obra da salvação das almas. Faleceu em Palermo, Itália.

4. São Casimiro  (†1484).

Beata Maria Luísa de Lamoignon,  viúva (†1825). Após seu marido ser guilhotinado, fundou em Vannes, França, a Ordem das Irmãs da Caridade de São Luís.

5. São João José da Cruz,  presbítero (†1734). Franciscano que, seguindo o exemplo de São Pedro de Alcântara, restaurou a disciplina da Regra em muitos conventos de Nápoles, Itália.

6. Quarta-Feira de Cinzas.

São Fridolino,  abade (†s. VIII). Oriundo da Irlanda, peregrinou através da Gália e chegou a Säckingen, Alemanha, onde fundou dois mosteiros em honra de Santo Hilário.

7. Santas Perpétua e Felicidade,  mártires (†203).

Beato José Olallo Valdés,  religioso (†1889). Da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, dedicou-se aos enfermos durante 54 anos servindo como enfermeiro num hospital de Havana, Cuba.

Mattis (CC3.0)
São Zacarias

8. São João de Deus,  fundador (†1550). Ver página 2.

Beato Faustino Míguez,  presbítero (†1925). Religioso escolápio que fundou a Congregação das Filhas da Divina Pastora, em Sanlúcar de Barrameda, Espanha, para a formação das jovens.

9. Santa Francisca Romana,  religiosa (†1440).

Santa Catarina de Bolonha,  virgem (†1463). Fundadora e abadessa do mosteiro das clarissas da Bolonha, Itália. Destacou-se por seus dons místicos e pelas virtudes da humildade e penitência.

10. I Domingo da Quaresma.

Beato João José Lataste,  presbítero (†1869). Dominicano e fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas de Betânia, em Frasne-le-Château, França.

11. Santos Marcos Chong Ui-bae e Aleixo U Se-yong,  mártires (†1866). Decapitados em Sai-Nam-The, Coreia, por praticarem e propagarem a Fé Católica.

12. São Teófanes,  abade (†817). Ver página 26.

Beata Ângela Salawa,  virgem (†1922). Terciária franciscana, santificou-se exercendo a profissão de empregada doméstica, em Cracóvia, Polônia, onde morreu em extrema pobreza.

13. São Leandro de Sevilha,  bispo (†c. 600). Irmão de Santo Isidoro, São Fulgêncio e Santa Florentina, governou a Arquidiocese de Sevilha, Espanha, e com sua pregação converteu à Fé Católica o rei visigodo Recaredo.

14. Beata Maria Josefina de Jesus Crucificado,  virgem (†1948). Priora do Carmelo de Ponti Rossi, em Nápoles, Itália. Aceitou com alegria várias enfermidades, oferecendo tudo pelas almas e sacerdotes.

15. São Zacarias,  Papa (†752). Governou a Igreja com sabedoria e prudência, freou a invasão dos lombardos, indicou o justo governo aos francos, dotou de igrejas os povos germanos e promoveu a união com a Igreja Oriental.

Domkapitular Gustav (CC3.0)
Beato Clemente Augusto Graf von Galen

16. São Julião de Anazarbus,  mártir (†s. IV). Por se recusar a negar a Fé, depois de várias torturas, foi fechado num saco com serpentes e lançado ao mar, na Cilícia, atual Turquia.

17. II Domingo da Quaresma.

São Patrício,  bispo (†461).

Beata Maria Bárbara da Santíssima Trindade,  virgem (†1873). Nascida em Viena, fundou em Catumbi, Rio de Janeiro, a Congregação do Imaculado Coração de Maria.

18. São Cirilo de Jerusalém,  bispo e Doutor da Igreja (†c. 386).

São Frediano,  bispo (†c. 588). Natural da Irlanda, reuniu em Lucca, Itália, uma comunidade de monges em torno a si, desviou o curso do Rio Serchio, tornando mais fértil a terra, e converteu os lombardos à Fé Católica.

19. São José,  esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, Padroeiro da Igreja Universal.

20. São João Nepomuceno,  presbítero e mártir (†1393).

21. Santo Agostinho Zhao Rong,  presbítero e mártir (†1815). Sendo guarda de cristãos encarcerados, converteu-se e tornou-se sacerdote. Durante perseguição em Sichuan, China, foi preso e morto.

22. Beato Clemente Augusto Graf von Galen,  bispo (†1946). Como Bispo de Münster, Alemanha, refletiu diante do povo e do clero a imagem evangélica do Bom Pastor. Lutou abertamente, contra os erros do nacional-socialismo e contra a violação dos direitos do homem e da Igreja.

23. São Turíbio de Mogrovejo,  bispo (†1606). Nascido na Espanha, foi eleito Bispo de Lima, no Peru, onde defendeu a Igreja, catequizou os povos nativos e combateu com sínodos os abusos no clero da época.

Samuel Holanda
São Fridolino

24. III Domingo do Tempo Comum.

São Mac Cairthind,  bispo (†s. V). Governou a diocese de Clogher, Irlanda. Acredita-se que tenha sido discípulo de São Patrício.

25. Anunciação do Senhor. Ver página 10.

26. São Pedro de Sebaste,  bispo (†c. 391). Irmão mais novo de São Basílio Magno, lutou como Bispo de Sebaste (atual Sivas, Turquia), defendeu eximiamente a Fé contra a heresia ariana.

27. Beato Peregrino de Falerone,  presbítero (†1232). Um dos primeiros discípulos de São Francisco de Assis, que dirigindo-se como peregrino à Terra Santa, esperando receber o martírio, não teve seus anseios realizados, pois suscitou a admiração dos próprios sarracenos.

28. Beata Joana Maria de Maillé,  viúva (†1414). Após a morte de seu esposo na guerra, reduzida à miséria e expulsa de sua própria casa, viveu reclusa numa cela junto ao convento dos franciscanos, em Tours, França.

29. São Guilherme Tempier,  bispo (†1197). Governou com prudência e firmeza a diocese de Poitiers, França, corrigindo os costumes do povo e dando exemplo irrepreensível de uma vida íntegra.

30. São Leonardo Murialdo,  presbítero (†1900). Fundou em Turim, Itália, a Pia Sociedade de São José, para que as crianças abandonadas pudessem sentir os efeitos da Fé e da caridade cristãs.

31. IV Domingo da Quaresma.

São Benjamim,  diácono e mártir (†c. 420). Por insistir em pregar a palavra de Deus, na Pérsia (atual Iraque), foi torturado e morto sob o governo do imperador sassânida Vararanes V.