Samuel Holanda
São Frederico

1. Santos Justino Orona Madrigal e Atilano Cruz Alvarado,  presbíteros e mártires (†1928). Fuzilados nas proximidades de Guadalajara (México), durante a perseguição religiosa.

2. Beata Eugênia Joubert,  virgem (†1904). Religiosa da Congregação da Sagrada Família do Sagrado Coração, ensinou a Doutrina Católica aos pequeninos e morreu tuberculosa em Liège, Bélgica.

3. São Tomé,  Apóstolo.

São Leão II,  Papa (†683). Bom conhecedor das línguas grega e latina, amigo da pobreza e dos pobres, confirmou os decretos do III Concílio de Constantinopla.

4. Santa Isabel de Portugal,  rainha (†1336).

São Cesídio Giacomantônio,  presbítero e mártir (†1900). Franciscano lapidado e queimado na cidade de Hengyang, China, quando protegia o Santíssimo Sacramento.

Flávio Lourenço
São Cesídio Giacomantônio

5. Santo Antônio Maria Zaccaria,  presbítero (†1539).

Santo Atanásio Atonita,  monge (†c. 1004). Instituiu um pequeno mosteiro no Monte Atos, Grécia, iniciando a vida cenobítica neste local.

6. Santa Maria Goretti,  virgem e mártir (†1902).

7. XIV Domingo do Tempo Comum.

Santo Odón de Urgel,  bispo (†1122). Eleito Bispo de Urgel, Espanha, por aclamação do povo quando ainda era leigo.

8. São João Wu Wenyin,  mártir (†1900). Catequista martirizado em Yongnian, China, na perseguição movida pelos yijetuan.

9. Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus,  virgem (†1942).

São Nicolau Pick, presbítero, e companheiros,  mártires (†1572). Sacerdote franciscano torturado e enforcado pelos calvinistas junto com 10 religiosos de sua ordem e oito sacerdotes seculares em Brielle, Holanda, por defenderem o Primado do Papa e a Presença Real de Jesus na Eucaristia.

10. Santo Agostinho Zhao Rong, presbítero, e companheiros,  mártires (†1648-1930).

Santa Amalberga,  virgem (†s. VIII). Recebeu das mãos de São Wilibrordo o véu das virgens consagradas e passou os últimos anos de sua vida em Temse, atual Bélgica.

11. São Bento,  abade (†547).

Santa Olga de Kiev  (†969). Avó de São Vladimir, foi a primeira soberana da Rússia a receber o Batismo. Morreu em Kiev, atual Ucrânia.

12. Beato David Gunston,  mártir (†1541). Cavaleiro da Ordem de São João de Jerusalém, enforcado no patíbulo de Southwark, Londres, por negar a autoridade de Henrique VIII em assuntos espirituais.

13. Santo Henrique,  imperador (†1024).

São Manuel Lê Van Phung,  mártir (†1859). Pai de família, que embora preso, continuou exortando seus filhos e familiares à caridade para com seus perseguidores. Morreu decapitado em Chau Doc, Vietnã.

14. XV Domingo do Tempo Comum.

São Camilo de Lellis,  presbítero (†1614).

Santa Toscana,  viúva (†1343/1344). Após a morte de seu esposo, deu os seus bens aos pobres e dedicou-se aos enfermos no hospital da Ordem de São João de Jerusalém em Verona, Itália.

15. São Boaventura,  bispo e Doutor da Igreja (†1274).

São David,  bispo (†c. 1082). Religioso cluniacense de origem inglesa, enviado como missionário para evangelizar os suecos. Morreu ancião em Västeras, Suécia.

16. Nossa Senhora do Carmo.

Santa Maria Madalena Postel,  virgem (†1846). Durante a Revolução Francesa, usou seus bens para auxiliar os enfermos e os fiéis. Estabelecida a paz, fundou em Saint-Sauver-le-Vicomte, França, a Congregação das Filhas da Misericórdia.

17. Bem-aventurado Inácio de Azevedo, presbítero, e companheiros,  mártires (†1570).

Carmelitas de Compiègne,  virgens e mártires (†1794).

18. São Frederico,  bispo (†838). Bispo de Utrecht, Holanda, e exímio conhecedor das Sagradas Escrituras, consagrou-se à evangelização dos frísios.

19. Beato Pedro Crisci,  penitente (†c. 1323). Após distribuir seus bens aos pobres, pôs-se ao serviço da Catedral de Foligno, Itália, passando a viver na torre do campanário.

Josep Renalias (CC3.0)
Tumba de Santo Odón de Urgell em Santa Maria de Gerri, Espanha

20. Santo Apolinário,  bispo e mártir (†c. s. II).

Santo Elias Tesbita.  Profeta durante os reinados de Acab e Acazias em Israel, censurou-os por sua idolatria. É modelo e pai espiritual da Ordem Carmelita.

21. XVI Domingo do Tempo Comum.

São Lourenço de Bríndisi,  presbítero e Doutor da Igreja (†1619).

São José Wang Yumei, mártir (†1900). Martirizado no caminho de Haining, China, por professar a Fé católica.

22. Santa Maria Madalena.  Ver página 2.

Beata Maria Inês Teresa do Santíssimo Sacramento,  virgem (†1981). Fundou em Cuernavaca, México, as Missionárias Clarissas do Santíssimo Sacramento e os Missionários de Cristo para a Igreja Universal.

23. Santa Brígida, religiosa (†1373).

Beato Cristino Gondek,  presbítero e mártir (†1942). Franciscano polonês enviado ao campo de concentração de Dachau, Alemanha, onde morreu por causa dos tormentos sofridos.

24. São Charbel Makhluf,  presbítero (†1898).

Santa Eufrásia,  virgem (†s. V). Procedente de uma nobre família senatorial, retirou-se a levar uma vida eremítica no deserto da Tebaida, Egito.

25. São Tiago Maior,  Apóstolo.

Beato João Soreth,  presbítero (†1471). Prior Geral dos carmelitas, obteve do Papa Nicolau V a ereção canônica das Ordens II e III do Carmo.

26. São Joaquim e Sant’Ana,  pais de Maria Santíssima.

São Jorge Preca,  presbítero (†1962). Dedicou-se à formação catequética dos jovens e fundou a Sociedade da Doutrina Cristã, em La Valletta, Malta.

27. Santo Erlembaldo,  leigo (†1075). Ver página 26.

Beata Lúcia Bufalari,  virgem (†c. 1350). Religiosa das Oblatas da Ordem de Santo Agostinho, em Amélia, Itália, destacou-se por seu espírito de penitência e zelo pelas almas.

Flávio Lourenço
Santa Maria Goretti

28. XVII Domingo do Tempo Comum.

São Melchior Garcia Sampedro,  bispo e mártir (†1858). Bispo dominicano, preso e dilacerado em Nam Dinh, Vietnã, por ordem do imperador Tu Ðuc.

29. Santa Marta,  irmã de Lázaro e Maria.

São Guilherme Pinchon,  bispo (†1234). Bispo de Saint-Brieuc, França, brilhou por sua bondade e simplicidade e por defender os direitos da Igreja e da sua grei.

30. São Pedro Crisólogo,  bispo e Doutor da Igreja (†c. 450).

Beato Manes de Gusmão,  presbítero (†c. 1235). Irmão de São Domingos e seu colaborador na expansão da Ordem dos Pregadores. Morreu em Caleruega, Espanha.

31. Santo Inácio de Loyola,  presbítero (†1556).

Beato Francisco Stryjas,  mártir (†1944). Pai de família preso e morto em Kalisz, Polônia, após sofrer inúmeros suplícios.