Gabriel K.
São Cleto

1. Quinta-feira da Semana Santa

Santa Maria Egipcíaca, penitente (†s. V). Famosa pecadora de Alexandria que, pela intercessão da Santíssima Virgem, se converteu a Deus na Cidade Santa e se consagrou a uma vida penitente e austera além do Jordão.

2. Sexta-feira da Paixão do Senhor

São Francisco de Paula, confessor (†1507). Fundador da Ordem dos Mínimos, na Calábria, Itália. Foi célebre pelos milagres que praticou, pelas profecias que fez acerca do futuro da Igreja, e pelos exemplos de grande austeridade de vida, nascida de uma profunda humildade.

3. Sábado Santo.

São João, bispo (†432). Bispo de Nápoles, Itália. São João morreu na Noite Santa da Páscoa, enquanto celebrava os sagrados mistérios, e foi sepultado na Solenidade da Ressurreição do Senhor.

4. Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

Santo Isidoro de Sevilha, Bispo e Doutor da Igreja (†636).

5. São Vicente Ferrer, presbítero (†1419).

6. Beato Notkero, o Gago, monge (†912). Passou quase toda a sua vida no Mosteiro de São Galo, na Suábia, atual Suíça, onde compôs numerosos poemas litúrgicos; era débil do corpo mas não da mente, gago da língua mas não da inteligência, assíduo na oração, na leitura e na meditação.

Flávio Lourenço
Santa Inês de Montepulciano

7. São João Batista de la Salle,  presbítero (†1719).

8. São Dionísio de Corinto, bispo (†180). Dotado de admirável conhecimento da Palavra de Deus, instruiu pela pregação não só os fiéis de sua diocese em Corinto, na Grécia, mas, por meio de cartas, ensinou também os Bispos de outras dioceses.

9. São Máximo, bispo (†282). Como presbítero em Alexandria, Egito, acompanhou no exílio e na confissão da Fé São Dionísio, a quem sucedeu na sede episcopal.

10. Santos Terêncio e companheiros, mártires (†c. 250). Na perseguição do imperador Décio, sofreram cruéis tormentos e foram decapitados por praticarem a Fé cristã.

11. II Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia.

Santo Estanislau, bispo e mártir (†1079).

Santa Gema Galgani, virgem (†1905). Mística ardorosa pela Cruz de Nosso Senhor, que teve como privilégio receber os estigmas da Paixão e morrer no Sábado Santo, aos 25 anos de idade, em Lucca, Itália.

12. Santa Teresa de Los Andes, virgem (†1920). Carmelita chilena que ofereceu a vida a Deus pela conversão do mundo. Morreu aos 20 anos.

13. São Martinho I, Papa e mártir (†656).

14. São Bernardo, abade (†1117). Superior do mosteiro de Tiron, perto de Chartres, França, instruiu e conduziu à perfeição evangélica os numerosos discípulos que a ele acorriam.

Flávio Lourenço
Santa Zita

15. São Damião de Veuster, presbítero (†1889). Religioso da Congregação dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que se consagrou à assistência aos leprosos na Ilha de Molokai. Ver página 2.

16. Santa Bernadette Soubirous,  virgem (†1879).

17. Santa Catarina Tekakwitha,  virgem (†1680). Nascida na região de Quebec, Canadá, sofreu vexações e ameaças por ter aceitado o Batismo e oferecido a Deus sua virgindade.

São Guchiatazade, mártir (†342). Ver página 30.

18. III Domingo da Páscoa.

Santa Antusa, virgem (†s. VIII). Sendo filha do Imperador Constantino Coprônimo, soube empregar todos os seus bens para ajudar os pobres, redimir os escravos, restaurar as igrejas e construir mosteiros, recebendo do Bispo São Tarásio o hábito religioso.

19. São Leão IX, Papa (†1054).

Flávio Lourenço
Santo Apolônio

20. Santa Inês de Montepulciano,  virgem (†1317). Com apenas nove anos, tomou as vestes das virgens consagradas. Fundou em Montepulciano um mosteiro dominicano. Sua vida é repleta de episódios maravilhosos, sendo abundantes os milagres e as graças místicas. Faleceu aos 48 anos.

21. Santo Anselmo, bispo e Doutor da Igreja (†1109).

Santo Apolônio, mártir (†185). Cidadão romano eminente, foi denunciado como cristão e fez ante o prefeito Perennio e o Senado de Roma uma insigne apologia do Cristianismo. Depois confirmou com seu sangue o testemunho da Fé.

22. Santa Oportuna, abadessa (†c. 770). No território francês, foi célebre pela sua abstinência e austeridade.

23. Santo Adalberto de Praga, bispo e mártir (†997).

São Jorge, mártir (†s. IV).

Santo Eulógio, bispo (†387). Bispo de Edessa, na Turquia, que, segundo a tradição, morreu na Sexta-feira Santa.

24. São Fidélis de Sigmaringa,  presbítero e mártir (†1622). Sendo advogado, ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, onde se destacou com pregador. Enviado para consolidar a verdadeira doutrina na Suíça, foi massacrado pelos hereges em Seewis.

Gabriel K.
Santo Estanislau

25. IV Domingo da Páscoa.

São Marcos, Evangelista.

26. Nossa Senhora do Bom Conselho. Ver página 10.

São Cleto, Papa (†88). Segundo sucessor de São Pedro a presidir a Igreja Romana.

27. Santa Zita, virgem (†1278). Distribuía aos pobres o pouco que lhe sobrava do salário recebido como empregada doméstica. Sua santidade foi reconhecida ainda em vida, e confirmada por grande número de milagres. É padroeira das empregadas domésticas e patrona de Lucca, Itália.

28. São Pedro Chanel, presbítero e mártir (†1841).

São Luís Maria Grignion de Montfort, presbítero (†1716).

29. Santa Catarina de Sena, virgem e Doutora da Igreja (†1380).

30. São Pio V, Papa (†1572).