Santa Isabel de Portugal

1. Santo Araão, 1471 a.C. Irmão de Moisés e Sumo Sacerdote. Deu os ritos ao povo eleito e origem à família sacerdotal dos levitas. Como Moisés, não entrou na terra prometida e ao morrer, foi enterrando no Monte Hor.

2. São Lidânio de Sezze, Abade, séc. XI.

3. 14º Domingo do Tempo Comum.

No Brasil, Festa de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

São Tomé, Apóstolo, séc. I.

4. Santa Isabel, Rainha de Portugal, séc. XIV.

5. Santo Antônio Maria Zacarias, Presbítero, séc. XVI. Natural de Cremona, depois de exercer a Medicina, fundou os Barnabitas em 1500, no estilo dos Clérigos Regulares, de vida comum e os três votos clássicos. Seu objetivo era reformar os costumes do Clero e da Igreja, seguindo o espírito do Concílio de Trento.

6. Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir, séc. XX.

7. São Vilibaldo, Bispo e Missionário, séc. VIII.

8. Santo Adriano III, Papa, séc. IX.

9. Mártires de Gorcum, séc. XVI. Mortos in odium fidei durante a perseguição calvinista em Brielle, Holanda, em 1572. Muitos dos 19 mártires eram da cidade de Gorcum, onde existia um convento franciscano. Atacada a localidade, os missionários franciscanos e padres seculares foram humilhados e presos. Um mês depois foram levados ao cárcere de Brielle e enforcados. Beatificados em 1675 e canonizados em 1867.

Santa Paulina do Coração Agonizante, Fundadora, séc. XX. Desde 2002 é a primeira santa brasileira.

10. 15º Domingo do Tempo Comum.

Bem-aventurado Pacífico, séc. XIII. Trovador e poeta, convertido por São Francisco de Assis aos 50 anos de idade.

11. São Bento, Abade, séc. VI.

12. São João Gualberto, Fundador, séc. XI. De família rica de Florença, teve o irmão assassinado e procurou vingá-lo. A ponto de matar o criminoso, este clamou: “Perdoa-me João, hoje é Sexta-feira Santa, por Jesus Cristo que deu a vida por nós!”. Perdoou-o, e quando se ajoelhou diante de um Crucifixo, a imagem de Nosso Senhor se inclinou e lhe disse: “Obrigado, João”. Recebeu ali a vocação beneditina dentro da qual fundou um ramo de vida eremítica, procurando a fidelidade radical à regra de São Bento. Instalou-se em Vallombrosa, e por isso seus monges são chamados Valombrosianos.

Santo Oliver Plunkett, Bispo e Mártir, séc XVII.

13. Santo Henrique II, Imperador do Sacro Império, séc. XI.

14. São Francisco Solano, Confessor, séc. XVI.

15. São Boaventura, Bispo e Dou­tor da Igreja, séc. XIII.

16. Nossa Senhora do Carmo. No Monte Carmelo teve o Profeta Elias a visão da nuvenzinha que simbolizava a futura Mãe de Deus. E nesta data, no ano de 1251, São Simão Stock, geral dos Carmelitas, recebeu o Escapulário das mãos d’Ela.

17. 16º Domingo do Tempo Comum.

Bem-Aventurada Carlota (Anne Marie Madeleine Françoise Thuret) e suas 17 companheiras, Carmelitas Descalças, Mártires de Compiègne, séc. XVIII. Vítimas do ódio à Fé por parte das autoridades da Revolução Francesa, morreram guilhotinadas em Paris, no ano de 1794. Seu heróico martírio serviu de inspiração a Georges Bernanos para a peça teatral “Diálogo das Carmelitas”, e a Gertrud von Lefort na sua obra “A última no cadafalso”.

18. São Frederico, Bispo e Mártir, séc. IX.

19. Santa Macrina, a Jovem, séc. IV. A primogênita de uma família querida por Deus. Foram seus irmãos São Basílio Magno e São Gregório de Nissa, Padres da Igreja. O lar foi um pequeno mosteiro de contemplação. Morreu assistida por São Gregório.

20. Santo Elias, Profeta, séc. IX a. C.

21. São Daniel, Profeta, Antigo Testamento.

22. Santa Maria Madalena, séc. I. Convertida pelo Divino Mestre que expulsou dela sete demônios. Na manhã de Páscoa dirigiu-se ao sepulcro de Jesus, e Este lhe apareceu ressuscitado.

23. Santa Brígida, Fundadora, séc. XIV.

Vida de São Joaquim e Santa Ana – Catedral de Notre-Dame de Paris, França

24. 17º Domingo do Tempo Comum.

São Charbel Makhlouf, Eremita libanês, séc. XIX.

25. São Tiago o Maior, Apóstolo, séc. I. Evangelizador da Espanha. “Filho do trovão”, como era chamado por Nosso Senhor, sofreu o martírio em Jerusalém, mas seus discípulos levaram o corpo dele novamente para aquele país. Seu túmulo em Compostela (Galícia) tornou-se um foco de Fé e cultura, sendo até hoje meta de peregrinações a pé.

26. São Joaquim e Santa Ana, séc. I. Pais da Santíssima Virgem.

27. São Pantaleão, Médico e Mártir, na Nicomédia, séc. IV. Seu sangue, num mosteiro de Madrid, se liquefaz todos os anos na sua festa, voltando ao estado sólido durante a noite desse dia, perante numerosos fiéis.

28. Santo Inocêncio I, Papa, séc. V.

São Vítor I, Papa e Mártir, séc. II-III. Ocupou a Cátedra de Pedro de 192 até 202. Era africano, de pais nobres. Combateu o montanismo (que afirmava ter sido Jesus Cristo somente homem), e os patripasianos, que negavam em Deus a Trindade de Pessoas. Uma das marcas do seu pontificado foi a fixação da Páscoa no domingo seguinte ao plenilúnio da Primavera, conforme era o uso romano. Viu-se atacado por muitos inimigos que provocaram um tumulto popular, coroando-o com o martírio.

29. Santa Marta, séc. I. Irmã de Lázaro, acolheu Nosso Senhor mais de uma vez em sua casa, em Betânia.

30. São Pedro Crisólogo, Bispo e Doutor da Igreja, séc. V.

31. 18º Domingo do Tempo Comum.

Santo Inácio de Loyola, Presbítero, séc. XVI. Fundador da Companhia de Jesus.

São Germano de Auxèrre, Bispo, séc. V. Ver artigo na página 26.