São Martinho de Porres

1. São Benigno, Presbítero e Mártir, séc. III. Martirizado durante a perseguição de Marco Aurélio, em 272.

(A Solenidade de Todos os Santos, própria a esta data, celebra-se no Brasil no próximo domingo, dia 5.)

Em Lisboa (Portugal), Beato Nuno Álvares Pereira. “O Santo Condestável”, chefe das forças armadas do reino português. Após brilhantes feitos militares, tornou-se religioso carmelita.

2. Comemoração de Todos os ­Fiéis Defuntos. Depois de exaltar os que estão no Céu, a Igreja lembra os que morreram e ainda se purificam no purgatório; por eles reza freqüentemente, mas de modo especial neste dia, para que alcancem o quanto antes a visão de Deus no Paraíso.

3. São Martinho de Porres, 1579-1639. Irmão leigo dominicano, em Lima, Peru. Atendeu com grande caridade os doentes (praticava a medicina antes de entrar no convento), e nutriu particular devoção à Sagrada Eucaristia.

4. São Carlos Borromeu, Cardeal e Bispo de Milão, 1538-1584. Seu tio, o Papa Pio IV, o nomeou cardeal quando contava apenas 24 anos. Promoveu as reformas do Concílio de Trento na imensa diocese que dirigiu.

5. 31º Domingo do Tempo Comum.

Solenidade de Todos os Santos. Comemoram-se todos os que estão no Céu vendo o Criador face a face. Muitos deles não foram canonizados pela Igreja, e até passaram por esta vida conhecidos apenas por Deus: motivo pelo qual a Igreja instituiu esta festa, a fim de louvá-los.

6. São Félix, Mártir, Séc. III. Dele disse Santo Agostinho: “Verdadeiramente feliz (felix), pelo nome e pela coroa [do martírio]. Confessou sua fé em Cristo e foi destinado aos tormentos. Seu corpo foi encontrado exangue no cárcere, um dia antes ao fixado para a execução.”

7. Santo Atenodoro, séc. III. Irmão de São Gregório Taumaturgo, de nobre família pagã, converteram-se juntos ao cristianismo. Em Nova Cesaréia, na Capadócia.

8. Santos José Nguyen Dinh Nghi, Paulo Nguyen Ngan, Martinho Ta Duc Thin, presbítero, Martinho Tho e João Batista Con, Mártires. Camponeses católicos, foram martirizados em Nam Dinh, no Vietnã, por ordem do Imperador Thieu Tri.

Beato João Duns Scoto. Franciscano Chamado assim, “scotus”, por ser de origem escocesa. Teólogo, ensinou em Oxford, Paris e, por fim, Colônia (onde se celebra sua festa). Chamado doctor subtil, fundamentou a Imaculada Conceição no célebre axioma: potuit, decuit, ergo fecit — (Deus) podia fazê-lo, convinha fazê-lo e, portanto, o fez.

9. Dedicação da Basílica de São João de Latrão. É a catedral de Roma, sé do Papa. Foi consagrada nesta data no ano de 324. Por sua singular condição, em Roma a chamam de Caput et Mater Ecclesiarum omnium, Urbi et Orbe — cabeça e mãe de todas as igrejas de Roma e do mundo.

10. São Leão I, Papa e Doutor da Igreja, chamado Magno ( o Grande). Nasceu na Etrúria, e defendeu a verdadeira doutrina sobre a Encarnação de Deus, por meio de seus legados no Concílio Ecumênico da Calcedônia. Protegeu a cidade de Roma contra a invasão de Átila, que recuou diante da presença do Vigário de Cristo. Seu pontificado se estendeu de 440 a 461.

11. São Martinho de Tours, 316-397.

12. 32º Domingo do Tempo Comum.

São Josafat, Bispo de Polock, na Ucrânia, 1580-1623. Nascido de pais ortodoxos, converteu-se e se fez monge basiliano. Lutou infatigavelmente pela união de seus antigos correligionários com a Igreja Católica e por essa causa sofreu o martírio. Seu corpo está à vista, sob um altar da Basílica de São Pedro.

13. Santos Antonino, Nicéforo, Zebina, Germano e Mánatha, Mártires, + 308. Martirizados em Cesaréia, na Palestina, sob o Imperador Galério Massimino.

Fotos: S. Hollmann
Apresentação de Nossa Senhora no Templo

14. São Lourenço O’Toole, 1180-1225. Arcebispo de Armagh, Primaz da Irlanda e, posteriormente, Bispo de Dublin.

15. Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja, 1206-1280. Bispo de Regensburg (Alemanha), foi mestre de São Tomás de Aquino. Renunciou ao episcopado um ano depois de nomeado, e morreu em Colônia.

16. Santa Gertrudes, “a Grande”, 1256-1301. (Ver artigo na página 24.)

17. Santa Isabel de Hungria, ­Viúva e Terciária Franciscana, 1207-1231.

18. Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.

19. 33º Domingo do Tempo Comum.

Santa Matilde (Mechtild), 1241-1299. Religiosa do Mosteiro de Helfta (Alemanha), ao qual foi confiada a formação de Santa Gertrudes, a Grande.

20. São Crispim, Bispo e Mártir, séc. III.

21. Apresentação da Bem-Aventurada Virgem Maria no Templo. Uma antiga tradição narra que a Santíssima Virgem, ainda menina, foi entregue ao Templo por seus pais, São Joaquim e Sant’Ana.

22. Santa Cecília, Virgem e Mártir, séc. III.

23. São Clemente I, Papa, de 88 a 97, aproximadamente. Foi o terceiro sucessor de São Pedro na sede romana. A Liturgia das Horas reproduz uma longa carta sua aos Coríntios, a qual é um dos documentos mais antigos da Igreja.

24. Santos André Dung-Lac, Presbítero, e 116 companheiros, Mártires vietnamitas, entre os sécs. XVI e XIX.

25. Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir, séc. IV. (Ver a 2ª capa desta edição.)

26. 34º Domingo do Tempo Comum.

Festa de Cristo Rei do Universo. Solenidade instituída pelo Papa Pio XI em 1925. No atual calendário ela encerra, todos os anos, o Ciclo Litúrgico. O próximo domingo dará início ao Tempo do Advento.

27. Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. (Ver a seção “Santo do mês” na “Dr. Plinio” nº 92.)

28. Beato Tiago Thomson, Sacerdote e Mártir, + 1582. Em York, Inglaterra. Por ter promovido a reconciliação de muitos conterrâneos com a Igreja Católica, padeceu o martírio sob a perseguição da Rainha Elizabeth I.

29. São Francisco Antônio Fasani, Presbítero, 1681-1742. Sacerdote da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Nascido e morto em Lucera, Itália. Homem de refinada doutrina, amante profundo da pregação e da penitência, tomou de tal modo a peito o cuidado pelos pobres e necessitados que não hesitava em se despojar para vestir um mendigo, nem se esquivava de prestar auxílio a qualquer um que se achasse em penúria.

30. Santo André, Apóstolo, séc. I.