São Metódio - Basílica de São Clemente, Roma.

1. Santa Brígida da Irlanda. Abadessa e Fundadora do Mosteiro de Kildare. (séc. V)

2. Apresentação do Senhor. Em Jerusalém já se comemorava esta festa no século IV, quarenta dias depois do Nascimento de Cristo, a quem Simeão louvou como “luz para revelação dos povos e glória do seu povo, Israel”. A Igreja celebra nesta data o Dia Mundial da Vida Consagrada.

3. São Brás, Bispo e mártir († cerca de 316).

Santo Oscar, Bispo (†865).

Beata Maria Elena Stollenwerk, virgem (†1900). Colaborou com Santo Arnaldo Janssen na fundação da Congregação das Servas Missionárias do Espírito Santo em Steyl, Holanda. Após deixar o cargo de superiora passou para o ramo conventual da Congregação, dedicando-se à Adoração perpétua.

4. Santa Joana de Valois, Rainha da França. (séc. XVI)

5. Beata Isabel Canori Mora, Viúva. Favorecida por Deus com dons místicos, sobressaiu-se pela caridade. (1774-1825)

6. V Domingo do Tempo Comum.

Santo Amando de Elnon, Bispo († cerca de 679). Foi eleito Bispo após longos anos de vida eremítica. Pregou missões na região de Flandres e ao longo do Danúbio. Morreu no mosteiro de Elnon, na França, por ele fundado.

7. Bem-aventurado Papa Pio IX. Governou a Igreja entre 1846 e 1878.

8. São Juvêncio (ou Evêncio), Bispo (†397). Foi eleito Bispo de Pavia por Santo Ambrósio. Participou dos concílios de Aquileia e Milão.

9. São Miguel Febres Cordero, religioso (†1910). Membro da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, nascido em Cuenca, Equador. Dedicou-se durante quase quarenta anos à formação dos jovens e dos professores.

10. Santa Escolástica, virgem (†547).

Beato Hugo de Fosses, abade (†cerca de 1163). Seu mestre São Norberto, ao ser eleito Arcebispo de Magdeburgo, confiou-lhe a direção da recém-fundada Ordem Premonstratense, que ele governou durante 35 anos.

11. Nossa Senhora de Lourdes.

São Pascoal I, Papa (†824). Promoveu as primeiras missões nos países escandinavos e trasladou muitas relíquias dos mártires das catacumbas para as igrejas. Reconstruiu a Basílica de Santa Cecília, em Roma.

12. Beatos Tomás Hemmerford, Tiago Fenn, João Nutter, João Munden e Jorge Haydock, presbíteros e mártires (†1584). Eviscerados ainda vivos em Tyburn, Londres, durante o reinado de Elizabeth I.

13. VI Domingo do Tempo Comum.

Santo Estévão, Bispo de Lyon, na Gália, (†515).

14. São Cirilo, monge (†869) e São Metódio, Bispo (†885).

Santo Auxêncio, presbítero e arquimandrita (†séc. IV). Após abandonar a carreira militar, fundou um mosteiro perto de Constantinopla e dirigiu nas vias da santidade grande número de discípulos.

15. São Cláudio de la Colombière, presbítero (†1682). Sacerdote jesuíta, superior do Colégio de Paray-le-Monial, França. Grande apóstolo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Santa Escolástica – Abadia de Monte Cassino, Itália.

16. Beato José Allamano, presbítero (†1926). Aluno de São João Bosco e sobrinho de São José Cafasso. Fundou as Congregações masculina e feminina de Missionários da Consolata.

17. Sete Santos Fundadores dos Servitas (†1310).

São Bonoso, Bispo (†cerca de 373). Sendo Bispo de Trier, Alemanha, empenhou-se, junto com Santo Hilário de Poitiers, em manter a integridade da Fé na Gália.

18. Santo Heládio, Bispo (†632). Abandonou o cargo de administrador da corte visigótica para se tornar monge. Foi eleito abade do mosteiro, e depois Arcebispo de Toledo (Espanha).

19. Santos frades e freiras da Palestina, mártires. Vítimas dos sarracenos, em 507.

20. VII Domingo do Tempo Comum.

Beata Jacinta Marto, virgem (†1920).

21. São Germano, abade (†667). Assassinado por ladrões, dos quais tentava defender, com palavras pacíficas, os habitantes vizinhos do mosteiro de Grandfelt, Suíça.

22. Cátedra de São Pedro.

São Maximiano de Ravena, Bispo (†556). Deu grande desenvolvimento à diocese de Ravena, Itália, defendeu com denodo a unidade da Igreja contra os hereges da época.

23. São Policarpo, Bispo e mártir (†cerca de 155).

Beata Rafaela Ybarra, religiosa (†1900). Mãe de sete filhos, obteve o consentimento do marido para fazer os votos religiosos e fundou em Bilbao (Espanha) o Instituto das Irmãs dos Anjos Custódios, para assistência e formação de meninas necessitadas.

São Cirilo – Basílica de São Clemente, Roma.

24. Beato Tomás Maria Fusco, presbítero (†1891). Tomado de grande amor pelos pobres e doentes, fundou em Nocera, Itália, o Instituto das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue.

25. São Toríbio Romo, sacerdote, (†1928). Mártir em Tequila (México), durante a perseguição religiosa no século XX nesse país.

26. Santa Paula de São José de Calasanz, virgem (†1889). Dotada de extraordinário carisma de educadora, tinha como lema: Piedade e letras. Fundou em Barcelona (Espanha) a Congregação das Filhas de Maria das Escolas Pias.

27. VIII Domingo do Tempo Comum.

Beata Maria da Caridade do Espírito Santo Brader, virgem (†1943). Religiosa franciscana suíça enviada para Pasto, Colômbia, onde fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada. Soube conciliar a vida contemplativa com a atividade missionária.

28. Santo Hilário, Papa. Eleito Sumo Pontífice em 462, confirmou os concílios de Nicéia, Éfeso e Calcedônia, defendendo a primazia da Sede Romana. (†468).