São Tomás Morus - Capela de Nossa Senhora da Consolação, West Grinstead (Reino Unido).

1. Santo Aníbal Maria di Francia, Fundador dos Rogacionistas e das Filhas do Divino Zelo (†1927).

São Justino, Mártir (†cerca de 165).

2. Santos Marcelino e Pedro, Mártires (†304).

Santo Eugênio I, Papa. Governou a Igreja entre 654 e 657.

3. IX Domingo do Tempo Comum.

Santíssima Trindade.

São Carlos Lwanga e companheiros, Mártires (†1886).

Santa Clotilde, Rainha (†545). Esposa de Clóvis, Rei dos francos, muito contribuiu para a sua conversão. Depois da morte deste, recolheu-se na Basílica de São Martinho de Tours, para servir somente a Deus.

4. São Francisco Caracciolo, Sacerdote, Fundador da Congregação dos Clérigos Regulares Menores (†1608).

São Filipe Smaldone, Presbítero (†1923). Apóstolo dos surdos-mudos e dos cegos, fundou em Lecce, Itália, a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, para sua formação humana e cristã.

5. São Lucas Vu Ba Loan, Presbítero e Mártir, em Hanoi, no Tonquim (atual Vietnã), degolado sob o Imperador Minh Mang por professar sua Fé (†1840).

6. São Norberto, Bispo (†1134).

Beato Guilherme Greenwood, Mártir (†1537). Monge cartuxo, encarcerado por causa de sua fidelidade à Igreja, no reinado de Henrique VIII da Inglaterra. Morreu vítima da fome e das doenças contraídas no cárcere.

7. Corpus Christi.

Santo Antônio Maria Gianelli, Bispo e Fundador das Filhas de Santa Maria do Horto (Gianellinas) (†1846).

8. Beata Maria do Divino Coração de Jesus, Virgem (†1899). Religiosa alemã da Congregação das Irmãs da Caridade do Bom Pastor, promoveu no Porto, Portugal, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

9. Beato José de Anchieta, Presbítero, Jesuíta, nascido nas Ilhas Canárias. Chamado o Apóstolo do Brasil (†1597).

São Ricardo de Andria, Bispo (†séc. XII). Sacerdote de origem inglesa, eleito Bispo de Andria, Itália, onde refulgiu por sua insigne virtude. Atribuem-se-lhe numerosos milagres.

10. X Domingo do Tempo Comum.

11. São Barnabé, Apóstolo.

São João de São Facondo González de Castrillo, Presbítero (†1479). Religioso da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, em Salamanca, Espanha, ardoroso devoto da Eucaristia, incansável promotor da harmonia social.

12. Beata Mercedes Maria de Jesus Molina, Virgem (†1883). Fundadora do Instituto das Irmãs de Santa Mariana de Jesus, em Riobamba, Equador, para acolher e educar meninas pobres.

13. Santo Antônio de Pádua. Sacerdote franciscano, nascido em Lisboa e morto em Pádua (Itália). Foi declarado Doutor da Igreja em 1946 por Pio XII (†1231).

Beato Gerardo de Claraval, Monge (†1138). Deixando a carreira militar, ingressou no Mosteiro de Claraval, França, dirigido por seu irmão, São Bernardo. Foi dotado de grande inteligência e discernimento espiritual.

14. Santos Anastácio, Félix e Digna, Mártires (†853). Mortos no mesmo dia em Córdoba, Espanha. Santo Anastácio, sacerdote, e São Félix, monge, por professarem a Fé cristã perante o governador mouro; Santa Digna, Virgem, por haver protestado contra a morte dos dois.

15. Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Beato Luís Maria Palazzolo, Presbítero (†1886). Fundou em Bergamo, Itália, a Congregação das Irmãs dos Pobres e a dos Irmãos da Sagrada Família, para dar assistência aos doentes, carentes e idosos.

São João Fisher – Capela de Nossa Senhora da Consolação, West Grinstead (Reino Unido).

16. Santo Aureliano de Arlés, Bispo (†551). Por suas qualidades espirituais, foi nomeado Bispo de Arlés, aos 23 anos, e em seguida Vigário da Sé Apostólica na Gália, atual França. Fundou em Lyon dois mosteiros.

17. XI Domingo do Tempo Comum.

Santa Teresa de Portugal, Rainha (†1250). Filha de Sancho I, Rei de Portugal, casada com Afonso IX, Rei de Leão. Após a morte do marido, ingressou no mosteiro cisterciense por ela fundado em Ourém, Portugal.

18. Santa Elisabeth de Schönau, Religiosa beneditina (†1164).

19. São Romualdo, Abade (†1027).

20. Beatos Francisco Pacheco, Presbítero, e companheiros, Mártires (†1626). Missionário jesuíta português e seus oito companheiros, queimados vivos, em Nagasaki, Japão, por sua fidelidade à Fé católica.

21. São Luís Gonzaga, Religioso. Considerado um modelo de pureza para a juventude de todos os tempos (†1591).

22. São João Fisher, Bispo e São Tomás Morus, Mártires (†1535).

Santo Albano da Inglaterra, Mártir (†cerca de 287). Soldado pagão convertido pelo exemplo e ensinamentos de um sacerdote que alojara em sua casa. Morreu decapitado após sofrer atrozes torturas.

23. São José Cafasso, Confessor. Nascido no mesmo povoado natal de São João Bosco, Castelnuovo de Asti, em 1811, tornou-se amigo pessoal do fundador dos Salesianos. Sacerdote em Turim, e grande confessor na escola de Santo Afonso de Ligório, frequentou os presídios para ministrar a Reconciliação aos reclusos (†séc. XIX).

24. XII Domingo do Tempo Comum.

Natividade de São João Batista.

Beata Maria de Guadalupe Garcia Zavala, Virgem (†1963). Dedicou-se com ardor às obras de caridade em favor dos pobres e enfermos, em Guadalajara, México.

25. São Guilherme de Vercelli, Abade (†1142). Infatigável apóstolo da vida de oração e contemplação, fundou numerosos mosteiros na Itália meridional.

São Josemaria Escrivá de Balaguer, Presbítero e Fundador. Nascido em Barbastro (Aragão), fundou a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz (Opus Dei), hoje Prelatura Pessoal difundida em muitos paí­ses (†1975).

27. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

São Tomás Toán, Mártir (†1840). Catequista responsável pela missão de Trung Linh, Vietnã, sofreu terríveis suplícios na prisão onde morreu de fome e sede.

28. São João Southworth, Presbítero e Mártir (†1654). Condenado e executado por exercer clandestinamente seu ministério sacerdotal na Inglaterra, durante o governo de Cromwell.

29. Beato Raimundo Lulio, Mártir (†1316). Religioso da Ordem Terceira Franciscana, de grande cultura e iluminada doutrina, empenhou-se em pregar o Evangelho aos muçulmanos do Norte da África.

30. Beato Januário Maria Sarnelli, Presbítero (†1744). Conhecendo Santo Afonso de Ligório, tornou-se redentorista e viajaram juntos em missões pela Itália. Depois se dedicou à evangelização dos mais necessitados.