São Bonifácio

1. São Justino, mártir (†c. 165).

Santo Aníbal Maria di Francia, sacerdote (†1927). Fundou a Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus e a das Filhas do Divino Zelo.

2. Santos Marcelino e Pedro, mártires (†304).

São Nicéforo de Constantinopla,  bispo (†829). Era simples leigo quando foi aclamado Patriarca de Constantinopla. Foi exilado pelo Imperador iconoclasta Leão V, por defender o culto às imagens sagradas.

3. São Carlos Lwanga e doze companheiros, mártires (†1886).

Santa Clotilde, rainha (†545). Graças às suas orações e ao seu zelo apostólico, conseguiu a conversão de seu esposo Clóvis, rei dos francos, e de todo o reino.

4. Solenidade de Pentecostes.

São Francisco Caracciolo, presbítero (†1608). Fundou em Nápoles, Itália, a Congregação dos Clérigos Regulares Menores, estabelecendo entre eles, além dos votos de pobreza, obediência e castidade, o de não aceitar dignidades eclesiásticas.

5. São Bonifácio, bispo e mártir (†754).

São Lucas Vu Ba Loan, presbítero e mártir (†1840). Decapitado em Hanói, Vietnã, durante a perseguição do Imperador Minh Mang.

6. São Norberto, bispo (†1134).

São Rafael Guízar Valencia, bispo (†1938). Exerceu clandestinamente seu ministério episcopal em Veracruz. Incentivou as missões e propagou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Morreu exiliado na Cidade do México.

7. Beata Ana de São Bartolomeu  (†1626). Carmelita descalça, discípula e confidente de Santa Teresa de Ávila, e dotada de dons místicos.

8. Santo Efrém, diácono e Doutor da Igreja (†378).

São Guilherme Fitzherbert, bispo (†1154). Após ser restituído à sua sé arcebispal de York, Inglaterra, da qual tinha sido injustamente deposto, perdoou seus inimigos e favoreceu a paz.

9. São José de Anchieta, presbítero (†1597).

Beata Ana Maria Taigi, mãe de família (†1837). Suportou com paciência o caráter violento de seu marido e dedicou-se à educação de seus sete filhos. Foi favorecida com o dom da profecia e com comunicações místicas.

10. São Bogumilo, bispo (†1182). Renunciou à sede episcopal de Gniezno, Polônia, e seguiu vida eremítica em suprema austeridade, num local deserto perto de Dobrow.

11. Solenidade da Santíssima Trindade.

São Barnabé, Apóstolo.

Beato Inácio Maloyan, bispo e mártir (†1915). Foi fuzilado juntamente com outros cristãos, em Mardin, Turquia.

12. São Leão III, Papa (†816). Conferiu a coroa do Sacro Império a Carlos Magno, rei dos francos, e lutou para defender a verdadeira doutrina sobre a dignidade divina dos filhos de Deus.

13. Santo Antônio de Pádua, presbítero e Doutor da Igreja (†1231).

Santos Agostinho Phan Viet Huy e Nicolau Bui Viet The, mártires (†1839). Militares do exército vietnamita, executados pelo “crime” de serem cristãos.

14. Santo Eliseu, profeta. Ver página 24.

Santos Valério e Rufino, mártires (†séc. IV). Decapitados perto de Soissons, França, por difundir o Evangelho.

15. Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Ver página 16.

Beata Albertina Berkenbrock, virgem e mártir (†1931). Assassinada aos doze anos em São Luís, Estado de Santa Catarina, por defender heroicamente a sua castidade.

Samuel Holanda
São Tomás Moro

16. Beato Tomás Reding, mártir (†1537). Monge da Cartuxa de Londres que, durante o reinado de Henrique VIII, foi amarrado com correntes numa prisão imunda, na qual morreu de fome e doença.

17. Santos Nicandro e Marciano,  mártires (†c. 297). Soldados decapitados em Silistra, Bulgária, no tempo de Diocleciano, por recusarem sacrificar aos deuses pagãos.

18. XI Domingo do Tempo Comum.

Santo Amando, bispo (†séc. V). Terceiro Bispo de Bordeaux, França.

19. São Romualdo, abade (†1027).

Santa Juliana Falconieri, virgem (†c. 1341). De nobre família, fundou em Florença a Ordem Terceira dos Servos de Maria, chamadas “mantelatas” por causa do seu hábito religioso.

20. Beata Margarida Ebner, virgem (†1351). Religiosa do mosteiro dominicano de Medingen, Alemanha, suportou muitas tribulações e deixou obras escritas sobre suas experiências místicas.

21. São Luís Gonzaga, religioso (†1591).

São João Rigby, mártir (†1600). Jovem leigo enforcado e esquartejado em Londres, durante o reinado de Isabel I da Inglaterra, por ter-se reconciliado com a Igreja.

22. São Paulino de Nola, bispo (†431).

São João Fisher, bispo, e São Tomás Moro, mártires (†1535).

23. Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Ver página 13.

São José Cafasso, (†1860). Sacerdote da Diocese de Turim, Itália, dedicou-se a aumentar a piedade e a ciência dos futuros sacerdotes, e a reconciliar com Deus os encarcerados e os condenados à morte.

24. Natividade de São João Batista.

Imaculado Coração da Virgem Maria.

Gabriel K.
Santo Aníbal Maria di Francia

25. XII Domingo do Tempo Comum.

São Guilherme de Vercelli, abade (†1142). Por sugestão de São João de Matera, fundou a Abadia territorial de Montevergine, bem como numerosos outros mosteiros na Itália meridional.

26. Beatos Nicolau Konrad, presbítero e Vladimir Pryjma, mártires (†1941). Foram fuzilados na floresta perto de Stradch, Ucrânia, quando voltavam de uma visita a um enfermo, a quem levaram os últimos Sacramentos.

27. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

São Cirilo de Alexandria,  bispo e Doutor da Igreja (†444). Ver página 2.

28. Santo Irineu, bispo e mártir (†c. 202).

São Paulo I, Papa (†767). Escreveu aos Imperadores Constantino V e Leão IV para que se restabelecesse a antiga veneração às sagradas imagens. Transladou os corpos dos mártires dos cemitérios em ruínas para igrejas e mosteiros.

29. Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos. (No Brasil, transferida para domingo, 2 de julho).

Santas Maria Du Tianshi e sua filha Madalena Du Fengju, mártires (†1900). Retiradas de um canavial onde tinham se ocultado, nas proximidades de Shenxian, China, morreram proclamando sua fé em Cristo.

30. Santos Protomártires da Igreja Romana (†64).

Beato Zenão Kovalyk, presbítero e mártir (†1941). Sacerdote redentorista, morto na prisão, em Lviv, Ucrânia.