São Felipe de Jesus

1. Santa Veridiana, virgem (†1242). Nascida na Toscana, consagrou desde muito jovem sua virgindade a Deus. Peregrinou a Santiago de Compostela e a Roma, retornando depois à terra natal, onde voluntariamente viveu numa cela, durante 34 anos, em meio a rigorosas penitências e recebendo graças místicas extraordinárias.

2. Apresentação do Senhor.

Flávio Lourenço
São José de Leonissa

3. Santo Oscar, bispo (†865). Nasceu na França no princípio do século IX e foi educado no mosteiro de Córbia (Alemanha). Em 826 partiu para a Dinamarca a fim de pregar a Fé cristã, não obtendo, porém, muito resultado; no entanto, teve melhor êxito na Suécia. Foi eleito Bispo de Hamburgo. O Papa Gregório IV, depois de confirmar sua eleição, nomeou-o legado pontifício para a Dinamarca e a Suécia. Encontrou muitas dificuldades no seu ministério de evangelização, mas superou-as com grande fortaleza de ânimo.

4. V Domingo do Tempo Comum.

São José de Leonissa, presbítero (†1612). Tendo ingressado na Ordem dos Capuchinhos, foi ordenado sacerdote e enviado como missionário a Constantinopla. Ali, aprisionado pelos turcos por haver tentado pregar ao próprio Sultão, sofreu terríveis suplícios. De volta à Itália distinguiu-se por seu zelo para com os pobres.

5. Santa Águeda, virgem e mártir († 251).

São Felipe de Jesus, mártir (†1597). Mexicano, aos 18 anos embarcou para as Filipinas onde se fez frade franciscano. Em 1596, quando retornava ao México para ser ordenado sacerdote, as tormentas arremessaram seu barco para as costas do Japão. Levado prisioneiro com um grupo de cristãos japoneses para Nagasaki, foi torturado e morto.

6. Santos Paulo Miki e companheiros, mártires (†1597). São Paulo Miki era jesuíta e se dedicava ao ensino do catecismo com muito zelo, obtendo nesse apostolado grandes e numerosas conversões. Foi crucificado em Nagazaki, por ordem do imperador pagão, juntamente com outros dois jesuítas, seis franciscanos e dezessete leigos. A elevação sobre a qual os 26 heróis de Jesus Cristo receberam o martírio ficou conhecida como Monte dos Mártires.

7. Bem-aventurada Eugênia Maria Josefina Smet (Maria da Providência), virgem (†1871). Desde jovem caracterizou-se por sua inteira confiança na Divina Providência e pelo zelo para com as almas do Purgatório. Aconselhada pelo Santo Cura d’Ars e pelo Beato Pio IX fundou a congregação das Madres Auxiliadoras das Almas do Purgatório.

8. São Jerônimo Emiliani, presbítero (†1537). Nasceu em 1486, numa família nobre de Veneza, fez rápida carreira como militar e como político. Aprisionado pelos franceses, durante o cativeiro resolveu renunciar ao mundo e consagrar-se por inteiro a Deus. Foi libertado prodigiosamente por Nossa Senhora e retornou a sua cidade natal, onde foi ordenado sacerdote e se dedicou ao cuidado dos órfãos pobres. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, Itália, destinada a socorrer as crianças órfãs e os pobres.

9. São Miguel Febres Cordero, religioso (†1910). Nascido em Cuenca, enfrentou grande oposição da família para cumprir sua vocação de Irmão das Escolas Cristãs. Destacou-se como educador da juventude, escritor, gramático e filólogo.

10. Santa Escolástica, virgem (†547).

11. VI Domingo do Tempo Comum.

Nossa Senhora de Lourdes.

Gabriel K.
São Jerônimo Emiliani

12. Santa Eulália, virgem e mártir († 304). Foi supliciada por meio de tochas incandescentes durante a perseguição promovida por Maximiano.

13. Santo Estêvão, bispo (†515).

14. Quarta-feira de Cinzas.

15. São Cláudio de la Colombière,  presbítero (†1682). Sacerdote jesuíta e Superior do Colégio de Paray-le-Monial, grande apóstolo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

16. Beato José Allamano, presbítero (†1926). Aluno de São João Bosco e sobrinho de São José Cafasso, Beato José fundou a Congregação de Missionários da Consolata.

17. São Pedro Yu Chǒng-nyul,  mártir (†1839). Jovem leigo, martirizado na Coreia aos 13 anos de idade. Exortava seus companheiros de prisão a suportarem com valentia os sofrimentos. Depois de receber cem acoites, foi estrangulado.

18. I Domingo da Quaresma.

19. São Mansueto, bispo (†c. 680). Lutou firmemente contra a heresia monotelista. Neste sentido interveio no Concílio de Roma, realizado em março de 680.

20. Santos Francisco (†1919) e Jacinta Marto (†1920). Ver página 2.

Santo Euquério, bispo (†137). Nascido em Orléans, destacou-se desde jovem pela sabedoria, santidade e devoção a Maria Santíssima.

21. São Germano, abade (†667). Foi assassinado por ladrões, ao tentar defender, com palavras pacíficas, os habitantes vizinhos do mosteiro de Grandfelt, Suíça.

Gabriel K.
Papa Santo Hilário é salvo por São João – Basílica de São João de Latrão, Roma, Itália

22. Cátedra de São Pedro.

23. São Policarpo, bispo e mártir (†s. II). Discípulo de São João Evangelista, foi nomeado, ainda no tempo dos Apóstolos, Bispo de Esmirna, na atual Turquia. Foi martirizado aos 86 anos de idade.

24. Beato Tomás Maria Fusco,  presbítero (†1891). Tomado de grande amor pelos pobres e doentes, fundou em Nocera, Itália, o Instituto das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue.

25. II Domingo da Quaresma.

Bem-aventurado Sebastião de Aparício, religioso (†1600). Ver página ??.

26. Santa Paula de São José de Calasanz, virgem (†1889). Dotada de extraordinário carisma de educadora, tinha como lema: Piedade e letras. Fundou a Congregação das Filhas de Maria das Escolas Pias.

27. São Gabriel da Virgem Dolorosa, religioso (†1862).

28. Santo Hilário, Papa (†468). Eleito Sumo Pontífice em 462, confirmou os concílios de Nicéia, Éfeso e Calcedônia, defendendo a primazia da Sede Romana.