Flavio Lourenço
Santo Erardo

1. Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria.

São Sigismundo Gorazdowski,  presbítero (†1920). Animado pelo seu grande amor ao próximo, este sacerdote polonês fundou em Lviv, Ucrânia, o Instituto das Irmãs de São José.

2. Santos Basílio Magno (†379) e Gregório Nazianzeno (†c. 389), bispos e Doutores da Igreja. Ver página 22.

Beata Maria Ana Soureau-Blondin,  virgem (†1890). Fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Ana, em Quebec, Canadá, para educação dos filhos dos camponeses.

3. Santíssimo Nome de Jesus.

Santa Genoveva, virgem (†c. 500).

4. Santa Faraílde, viúva (†c. 745). Obrigada a contrair matrimônio com um homem violento, abraçou até à sua velhice uma vida de oração e austeridade, em Bruay-sur-l’Escaut, França.

5. Solenidade da Epifania do Senhor (no Brasil, transferida do dia 6).

Santa Emiliana, virgem (†s. VI). Tia paterna de São Gregório Magno, falecida em Roma.

6. São João de Ribera, bispo (†1611). Foi por mais de quarenta anos Arcebispo de Valência, Espanha, e por dois anos também vice-rei. Devoto da Santíssima Eucaristia e defensor da verdade católica, educou o povo com sólidos ensinamentos.

7. São Raimundo de Penyafort,  presbítero (†1275).

São Luciano, presbítero e mártir (†312). Famoso por sua doutrina e eloquência, foi conduzido perante o tribunal em Nicomédia, Turquia, durante a perseguição de Maximino Daia. Aos interrogatórios e torturas respondia intrépido confessando ser cristão.

8. Santo Erardo, bispo (†707). Natural da Escócia, propagou o Evangelho em Ratisbona, Alemanha, onde exerceu seu ministério episcopal.

9. Beato Antônio Fatáti, bispo (†1484). Governou a diocese de Teramo, Itália, e depois a de Ancona, sendo severo consigo mesmo e bondoso para com os pobres.

10. Beata Ana dos Anjos Monteagudo, virgem (†1686). Religiosa dominicana em Arequipa, Peru, que com o dom do conselho e da profecia promoveu o bem de toda a cidade.

11. Beata Ana Maria Janer Anglarill, virgem (†1885). Fundadora do Instituto das Irmãs da Sagrada Família de Urgell. Faleceu em Talarn, Espanha.

12. Batismo do Senhor.

São Bento Biscop, abade (†c. 690). Das suas peregrinações a Roma levou para a Inglaterra mestres e muitos livros. Fundou os mosteiros beneditinos de Monkwearmouth e Jarrow, dedicados a São Pedro e São Paulo.

13. Santo Hilário de Poitiers, bispo e Doutor da Igreja (†367).

São Remígio, bispo (†c. 530). Durante mais de sessenta anos foi Bispo de Reims, França. Batizou o rei Clóvis e converteu o povo franco ao Catolicismo.

14. Beato Lázaro Pillai, pai de família e mártir (†1752). Durante a perseguição contra os cristãos no reino de Travancor, foi assassinado em Aral Kurusady, Índia, por ter se convertido à Fé Católica.

15. São João Calibita, asceta (†s. V). Segundo a tradição, abandonou a casa paterna, ainda jovem, e foi viver em uma choupana, em Constantinopla, Turquia, dedicando-se à contemplação e penitência.

Lowdown (CC3.0)
São Sigismundo Gorazdowski

16. São Marcelo I, Papa (†309). São Dâmaso o define como verdadeiro pastor, hostilizado por apóstatas que recusavam a aceitar as penitências que lhes foram impostas. Morreu no exílio.

17. Santo Antão, abade (†356).

São Sulpício, o Piedoso, bispo (†647). Promovido da corte régia ao episcopado, em Bourges, França, teve como maior preocupação o cuidado dos pobres.

18. Beato André de Peschiera Grego, presbítero (†1485). Religioso dominicano que percorreu a pé durante muito tempo, toda a região dos Alpes italianos, vivendo junto aos pobres e pregando a doutrina católica.

Samuel Holanda
São João de Ribera

19. II Domingo do Tempo Comum.

São Bassiano, bispo (†409). Lutou junto com Santo Ambrósio de Milão para defender seu povo da heresia ariana, ainda viva na diocese de Lodi, Itália.

20. São Fabiano, Papa e mártir (†250).

São Sebastião, mártir (†s. IV).

21. Santa Inês, virgem e mártir (†s. III/IV).

Santo Epifânio, bispo (†496). Durante a invasão dos bárbaros, trabalhou pela reconciliação dos povos, pela redenção dos cativos e reconstrução de Pávia, Itália.

22. São Vicente, diácono e mártir (†304).

Santos Francisco Gil de Frederich e Mateus Afonso de Leziniana, presbíteros e mártires (†1745). Sacerdotes dominicanos mortos a fio de espada em, Tonkin, Vietnã, após um período de cárcere, por pregarem o Evangelho.

23. Santos Clemente, bispo e Agatângelo, mártires (†s. IV). Mortos em Ancara, Turquia, durante a perseguição de Diocleciano.

24. São Francisco de Sales, bispo e Doutor da Igreja (†1622).

Beatos Vicente Lewoniuk e doze companheiros, mártires (†1874). Leigos de Pratulin, Polônia, fuzilados pelas tropas do czar da Rússia, por recusarem se separar da Igreja Católica.

25. Conversão de São Paulo, Apóstolo. Ver página 2.

Beato Antônio Swiadek, presbítero e mártir (†1945). Por defender a Fé perante os sequazes de doutrinas hostis a toda a dignidade humana e cristã, alcançou a coroa imperecível de glória no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Elias S.
São Remígio

26. III Domingo do Tempo Comum.

São Timóteo e São Tito, bispos.

Beato Gabriel Maria Allegra,  presbítero (†1976). Franciscano, insigne estudioso e pregador do Evangelho, compôs a versão de toda a Bíblia para a língua chinesa. Morreu em Hong Kong.

27. Santa Ângela Mérici, virgem (†1540).

Beata Rosália du Verdier de la Sorinière, virgem e mártir (†1794). Religiosa do mosteiro beneditino da Congregação do Calvário, guilhotinada em Angers durante a Revolução Francesa.

28. São Tomás de Aquino, presbítero e Doutor da Igreja (†1274).

Beato Julião Maunoir, presbítero (†1683). Jesuíta que durante quarenta e dois anos dedicou-se às missões populares, tanto nas aldeias como nas cidades da Bretanha, França.

29. Santo Afraates, eremita (†c. 378). Nascido próximo a Nínive, no atual Iraque, converteu-se ao Cristianismo e passou a viver como anacoreta em Edessa, Síria.

30. São Muciano Maria Wiaux,  religioso (†1917). Da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, consagrou toda a sua vida a trabalhar na educação de jovens, em Namur, Bélgica.

31. São João Bosco, presbítero (†1888).

Beata Candelária de São José, virgem (†1940). Fundou em Altagracia de Orituco, Venezuela, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Madre Candelária.