Flavio Lourenço
São Fândila

1. São Justino, mártir (†c. 165).

São Simeão de Siracusa, eremita (†1035). Nasceu em Siracusa, Itália, de pai grego. Depois de levar vida eremítica em Belém e no Monte Sinai, terminou seus dias recluso na torre da Porta Negra de Tréveris, Alemanha.

2. Santos Marcelino e Pedro, mártires (†304).

Beatos Sadoc, presbítero, e companheiros, mártires (†1250). Religioso dominicano de Sandomierz, Polônia, foi vítima dos tártaros, junto com mais quarenta e oito religiosos, enquanto cantavam a Salve Rainha.

3. São Carlos Lwanga e companheiros,  mártires (†1886).

São Cono, monge (†s. XIII). Monge do Convento de Santa Maria de Cadossa, na Lucânia, Itália, morto muito jovem.

4. São Francisco Caracciolo,  presbítero (†1608). Fundador da Ordem de Clérigos Regulares Menores, morreu aos 44 anos, em Agnone, Itália.

5. São Bonifácio, bispo e mártir (†754).

São Doroteu de Tiro, bispo e mártir (†s. IV). Ainda presbítero, sofreu muitas perseguições no tempo de Diocleciano, mas conseguiu sobreviver até os 107 anos, quando foi martirizado em Tiro, Líbano, no tempo de Juliano.

6. São Norberto, bispo (†1134).

Beato Inocêncio Guz, presbítero e mártir (†1940). Sacerdote franciscano polonês, martirizado no campo de concentração de Sachsenhausen, Alemanha.

7. Santíssima Trindade.

Beata Maria Teresa de Soubiran La Louvière, virgem (†1889). Fundadora das Irmãs de Maria Auxiliadora, em Toulouse, França. Foi injustamente expulsa de sua Obra e passou o resto de sua vida em profunda humildade.

8. Santo Efrém, diácono e Doutor da Igreja (†373).

Beato Nicolau de Gésturi, religioso (†1958). Sacerdote capuchinho, do convento de Cagliari, Itália. Dedicou-se aos enfermos e feridos durante a II Guerra Mundial.

9. São José de Anchieta, presbítero (†1597).

Beata Ana Maria Taigi, mãe de família (†1837). Suportou com paciência o caráter violento de seu marido e dedicou-se à educação de seus sete filhos. Favorecida pelo dom da profecia, tornou-se conselheira de Santos e ilustres eclesiásticos, em Roma.

10. Beato Henrique de Bolzano,  leigo (†1315). Carpinteiro, dava tudo aos pobres; reduzido à mendicância no final da vida, partilhava com outros mendigos a esmola que conseguia, em Treviso, Itália.

11. Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

São Barnabé,  Apóstolo.

Flávio Lourenço
São Cirilo de Alexandria

Santa Rosa Francisca Maria das Dores,  virgem (†1876). Transformou uma associação de mulheres piedosas na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação, em Tortosa, Espanha.

12. São Gaspar Bertoni, presbítero (†1843). Fundador da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Verona, Itália.

13. Santo Antônio de Pádua,  presbítero e Doutor da Igreja (†1231).

São Fândila, presbítero e monge (†853). No tempo do rei Mohamed I, foi decapitado em Córdoba, Espanha, por defender a Fé Católica.

14. XI Domingo do Tempo Comum.

São Metódio, bispo (†847). Antes de ser eleito Patriarca de Constantinopla, foi monge na ilha de Quios, Grécia, e recorreu a Roma para defender o culto das sagradas imagens.

Vicente Torres
Santa Juliana Falconieri

15. Beata Albertina Berkenbrock,  virgem e mártir (†1931). Assassinada aos 12 anos em São Luís, Santa Catarina, por defender heroicamente a sua castidade.

Santa Germana Cousin, virgem (†1601). Ver página 26.

16. Santo Aureliano, bispo (†551). Bispo de Arles e Vigário do Papa Virgílio para a Gália, fundou um mosteiro masculino e outro feminino na sua diocese, dando-lhes uma regra por ele redigida.

17. São Pedro Da, mártir (†1862). Carpinteiro e sacristão morto na fogueira em Qua-Linh, Vietnã, no tempo do imperador Tu Duc.

18. Santa Isabel, virgem (†1164). Abadessa do mosteiro beneditino de Schönau, Alemanha. Foi modelo de observância da regra de seu convento.

19. Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

São Romualdo, abade (†1027).

Santa Juliana Falconieri, virgem (†c. 1341). Fundou em Florença, Itália, a Congregação das Servas de Maria, denominadas “Mantelatas” por causa de seu hábito religioso.

20. Imaculado Coração de Maria.

Beata Margarida Ebner, virgem (†1351). Religiosa dominicana que ao sofrer muitas enfermidades destacou-se na prática de mortificações, em Mödingen, Alemanha.

21. XII Domingo do Tempo Comum.

São Luís Gonzaga, religioso (†1591).

São José Isabel Flores,  presbítero e mártir (†1927). Capelão de Matalán, México, degolado durante as pregações religiosas, em Zapotlanejo.

22. São Paulino de Nola, bispo (†431).

São João Fisher, bispo, e São Tomás Moro, mártires (†1535). Ver página 2.

23. São José Cafasso,  presbítero (†1860). Dedicou-se à formação espiritual e cultural dos futuros clérigos e a reconciliar com Deus os condenados à morte, em Turim, Itália.

24. Natividade de São João Batista.

São Teodgaro, presbítero (†c. 1065). Missionário que evangelizou e construiu em Vestervig, Dinamarca, a primeira igreja de madeira.

25. São Guilherme de Vercelli,  abade (†1142).

Flávio Lourenço
São Paulino de Nola

26. São Josemaría Escrivá de Balaguer, presbítero (†1975).

Beato Tiago Ghazir Haddad, presbítero (†1954). Sacerdote capuchinho, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Cruz, em Beirute, Líbano.

27. São Cirilo de Alexandria, bispo e Doutor da Igreja (†444).

São Sansão, presbítero (†560). De origem romana, viveu desde jovem em Constantinopla, onde foi ordenado e fundou um hospital. Usava os seus conhecimentos médicos em benefício dos pobres.

28. Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.

Santo Irineu, bispo e mártir (†c. 202).

Santa Vicência Gerosa, virgem (†1847). Juntamente com Santa Bartolomea Capitanio, fundou o Instituto das Irmãs da Caridade (ou das Irmãs de Maria Menina), em Lovera, Itália.

29. Beato Raimundo Lúlio, religioso e mártir (†1316). Terciário franciscano. Homem de grande cultura e eminente doutrina, empenhou-se no diálogo com os sarracenos e viajou ao norte da África com essa finalidade. Foi morto quando retornava para Mallorca, Espanha.

30. Santos Protomártires da Igreja de Roma (†64). Ver página 2.

São Zenão Kovalyk, presbítero e mártir (†1941). Sacerdote redentorista que durante um regime hostil a Deus foi martirizado em Lviv, Ucrânia.