Flavio Lourenço
Relicário de Santa Verônica Giuliani

1. São Domiciano, abade (†s. V). Primeiro eremita de Arles, França. Fundou em Lyon, junto com Santo Euquério, o mosteiro de Brevon, de vida contemplativa.

2. São Bernardino Realino, presbítero (†1616). Sacerdote jesuíta italiano, diretor espiritual de presos e enfermos, confessor e exímio pregador.

3. São Tomé, Apóstolo.

São Leão II, Papa (†683). Ver página 28.

Beata Maria Ana Mogas Fontcuberta, virgem (†1886). Fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Mãe do Divino Pastor, em Fuencarral, Espanha.

4. Santa Isabel de Portugal, rainha (†1336).

Beata Maria Crucificada Curcio,  virgem (†1957). Desejosa de unir à espiritualidade carmelitana um aspecto missionário, fundou em Santa Marinella, Itália, a Congregação das Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus.

5. XIV Domingo do Tempo Comum.

Santo Antônio Maria Zaccaria,  presbítero (†1539).

Divulgação (CC3.0)
São Bernardino Realino

6. Santa Maria Goretti, virgem e mártir (†1902).

São Paládio, bispo (†432). Enviado à Irlanda pelo Papa Celestino I para pregar aos gentios e combater a heresia de Pelágio.

7. Beata Maria Romero Meneses,  virgem (†1977). Religiosa salesiana nicaraguense enviada à Costa Rica onde, durante quarenta e seis anos, dedicou-se à formação das jovens.

8. Beato Eugênio III, Papa (†1153). Monge cisterciense e discípulo de São Bernardo, após ter governado o Mosteiro dos Santos Vicente e Anastásio, foi eleito Papa.

9. Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, virgem (†1942).

Santa Verônica Giuliani, abadessa (†1727). Aos 17 anos, ingressou como religiosa capuchinha no mosteiro de Città di Castello, Itália. Recebeu os estigmas da Paixão do Senhor.

10. Santo Agostinho Zhao Rong,  presbítero, e companheiros, mártires (†1648-1930).

São Canuto IV, mártir (†1086). Rei da Dinamarca, que difundiu o culto divino, promoveu o estado clerical e favoreceu a construção de numerosos mosteiros e igrejas. Morreu assassinado por súditos revoltosos.

11. São Bento, abade (†547).

São Quetilo, presbítero (†c. 1150). Religioso agostiniano, promoveu a evangelização e empenhou-se em pacificar os ânimos, nas disputas dinásticas em Viborg, Dinamarca.

12. XV Domingo do Tempo Comum.

São João Gualberto, abade (†1073). Por amor a Cristo, perdoou o assassino de seu irmão. Fundou a Ordem de Vallombrosa, nas cercanias de Fiesole, Itália.

13. Santo Henrique, Imperador (†1024).

Beato Mariano de Jesús Euse Hoyos,  presbítero (†1926). Sacerdote diocesano falecido em Angostura, Colômbia, dedicou-se totalmente à oração, ao estudo e à educação cristã das crianças.

14. São Camilo de Lélis, presbítero (†1614).

Beato Ghebre Miguel, presbítero e mártir (†1855). Monge monofisista da Etiópia, converteu-se e ingressou na Congregação da Missão. Foi por isso submetido a suplícios durante treze meses, ao fim dos quais morreu de fome e sede.

15. São Boaventura, bispo e Doutor da Igreja (†1274).

São Pedro Nguyen Ba Tuan,  presbítero e mártir (†1838). Preso por sua fidelidade a Cristo no tempo do imperador Minh Mang, morreu de fome no cárcere de Nam Dinh, Vietnã.

16. Nossa Senhora do Carmo.

Beata Amada de Jesus de Gordon, virgem, e companheiras, mártires (†1794). Tendo-se recusado a abandonar a vida religiosa, foram condenadas e guilhotinadas em Orange durante a Revolução Francesa.

17. Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires (†1570).

São Leão IV, Papa (†855). Para proteger o Vaticano contra os ataques dos sarracenos, mandou construir muralhas. Defensor da justiça e apologista do primado de Pedro.

18. São Bruno, bispo (†1123). Trabalhou e sofreu muito pela renovação da Igreja, sendo por isso perseguido e obrigado a abandonar a Diocese de Segni, refugiando-se em Monte Cassino.

19. XVI Domingo do Tempo Comum.

São Bernoldo, bispo (†1054). Construiu muitas igrejas em Utrecht, Holanda, e introduziu nos mosteiros a disciplina cluniacense.

20. Santo Apolinário, bispo e mártir (†c. s. II).

São Vulmaro, presbítero (†c. 700). Após viver como eremita, fundou perto de Boulogne-sur-Mer, França, dois mosteiros: um masculino e outro feminino.

21. São Lourenço de Bríndisi, presbítero e Doutor da Igreja (†1619).

Beato Gabriel Pergaud, presbítero e mártir (†1794). Cônego regular da Abadia de Beaulieu, em Saint-Brieuc, ficou preso durante a Revolução Francesa numa galera em Rochefort e ali morreu.

Sailko (CC3.0)
São João Gualberto

22. Santa Maria Madalena.

Santo Anastásio, monge (†662). Discípulo de São Máximo, Confessor, com o qual suportou o cárcere e as torturas. Morreu nos montes do Cáucaso, atual Geórgia.

23. Santa Brígida, religiosa (†1373).

24. São Charbel Makhlouf,  presbítero (†1898).

São Balduíno, abade (†1140). Discípulo de São Bernardo no mosteiro de Claraval, fundou em Rieti, Itália, o convento de São Mateus.

25. São Tiago Maior,  Apóstolo.

26. XVII Domingo do Tempo Comum.

São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria Santíssima.

27. São Pantaleão da Bitínia,  mártir (†c. 305). Exerceu a medicina em Nicomédia, atual Turquia, sem receber recompensa alguma por seu trabalho. No Real Mosteiro da Encarnação, Madri, conserva-se uma relíquia de seu sangue, que se liquefaz na véspera de sua festa.

28. São Sansão, abade e bispo (†c. 565). Difundiu o Evangelho e a disciplina monástica na Bretanha, França. Fundou a abadia de Dol.

Samuel Holanda
Santo Henrique

29. Santa Marta, irmã de Lázaro e Maria.

Santo Olavo II, mártir (†1030). Rei da Noruega. Ver página 2.

Beato Louis Martin, leigo (†1894). Pai de Santa Teresinha do Menino Jesus. Levou uma vida matrimonial exemplar com sua esposa Zélia Matin.

30. São Pedro Crisólogo, bispo e Doutor da Igreja (†c. 450).

São Leopoldo Mandic, presbítero (†1942). Religioso capuchinho que dedicou a maior parte de sua vida a ministrar o Sacramento da Confissão, em Pádua, Itália.

31. Santo Inácio de Loyola,  presbítero (†1556).

Beata Sidônia Schelingová, virgem e mártir (†1955). Religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade de Santa Cruz. Propiciou a fuga de um sacerdote, em Trnava, Eslováquia, pelo que foi presa e morreu em consequência de sofrimentos na prisão.