Arquivo Revista
Säo Josafa

1. São Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira), religioso (†1431). Nobre general português, conhecido também como o “Santo Condestável”, depois de ter comandado a defesa do Reino de Portugal, foi recebido entre os irmãos da Ordem dos Carmelitas, onde levou uma vida pobre e escondida em Cristo. Tinha uma admirável piedade para com a Santíssima Virgem Maria. Morreu em Lisboa, no Convento do Carmo por ele fundado, no Domingo da Ressurreição.

2. Comemoração de todos os Fiéis Defuntos.

3. São Pedro Francisco Néron,  presbítero e mártir (†1860). Membro da Sociedade das Missões Estrangeiras, de Paris. Após sofrer terríveis tormentos, foi martirizado em Tonquin, Vietnã, sob a perseguição do Imperador Tu Duc.

4. São Carlos Borromeu, bispo. (†1584)

5. São Donino, mártir (†307). Ainda jovem médico, no início da perseguição de Diocleciano, foi condenado ao trabalho nas minas de Mísmiya, em Cesareia da Palestina, onde, depois de sofrer cruéis vexações, foi lançado ao fogo por ordem do prefeito Urbano, por permanecer firme na confissão da Fé.

Divulgação (CC3.0)
Santa Hilda

6. Santos Calínico, Himério, Teodoro, Estêvão e companheiros, mártires (†638). Eram soldados em Gaza e foram presos quando os sarracenos ocuparam a cidade. Encorajados pelo Bispo São Sofrônio, confessaram a sua Fé em Cristo e por isso foram degolados, alcançando glorioso martírio.

7. Todos os Santos e Santas. (No Brasil, Solenidade transferida do dia 1.)

8. Santo Adeodato I, Papa (†618).

9. Dedicação da Basílica de Latrão.

Santo André Avelino, presbítero (†1608). Sacerdote teatino, nasceu em Nápoles e foi levado por São Carlos Borromeu a Milão, onde sua pregação converteu inúmeros pecadores. Morreu ao fazer o Sinal da Cruz no início da Santa Missa que ia celebrar.

10. São Leão Magno, Papa (†461).

11. São Martinho de Tours, bispo (†397).

12. São Josafá, bispo e mártir (†1623). Incitou com incessante zelo o seu povo à unidade católica, cultivou com piedoso amor o rito bizantino-eslavo e, em Vitebsk, na Bielorrússia, então sob a jurisdição da Polônia, cruelmente perseguido por uma multidão inimiga, morreu pela unidade da Igreja e defesa da verdade católica.

13. Santo Eugênio de Toledo, bispo (†657). Foi incansável na luta pela perfeita observância da sagrada Liturgia.

14. XXXIII Domingo do Tempo Comum.

15. Santo Alberto Magno, bispo e Doutor da Igreja (†1280). Tendo ingressado na Ordem dos Pregadores, em Paris, ensinou as disciplinas filosóficas e teológicas. Foi mestre de São Tomás de Aquino, conciliando admiravelmente a sabedoria dos Santos com as ciências humanas e naturais. Morreu santamente em Colônia, na Lotaríngia, atualmente na Alemanha.

16. Santa Inês de Assis, virgem (†1253). Adotou, junto com sua irmã, Santa Clara, a vida religiosa sob a direção de São Francisco.

17. Santa Isabel da Hungria, viúva (†1231).

Santa Hilda, virgem (†680). Abadessa de Whitby, na Nortúmbria, território da atual Inglaterra. Depois de abraçar a Fé e receber os sacramentos, foi nomeada para reger o mosteiro, dedicando-se à formação das monjas na vida regular, à manutenção da paz e do espírito de caridade, ao trabalho e à leitura das divinas Escrituras.

18. Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.

Santo Odon, abade (†942). Com seus sucessores, Santo Odilon, São Mayeul e Santo Hugo, fez da célebre Abadia de Cluny, França, o centro de irradiação da espiritualidade beneditina.

Flavio Lourenço
Santo Eugênio de Toledo

19. Santos Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, presbíteros e mártires (†1628).

Santa Matilde de Hackeborn, virgem (†1298). Era irmã de Santa Gertrudes de Hackeborn. Desde jovem teve notáveis experiências místicas, no centro das quais está o Sagrado Coração de Jesus.

20. São Gregório Decapolita, religioso (†s. IX). Após levar vida monacal e de anacoreta, lutou contra a heresia iconoclasta em Constantinopla.

21. Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

22. Santa Cecília, virgem e mártir.

Beatos Salvador Lillo, presbítero, Juan e outros seis companheiros,  mártires (†1895). Por não trair sua Fé ante a imposição dos soldados otomanos de renegar a Cristo, foram atravessados por lanças, na cidade de Maras, na Cilícia.

23. São Clemente I, Papa e mártir (†s. I)

São Columbano, abade (†615).

Santa Cecília Yu So-Sa, mártir (†1839). Por ódio à Fé, confiscaram-lhe os bens e a encarceram. Foi açoitada aos 80 anos de idade e morreu no cárcere, na Coreia.

24. Santo André Dung-Lac, presbítero, e companheiros, mártires (†1839).

Santo Alberto de Lovaina, bispo e mártir (†1192). Bispo de Liège, Bélgica, foi martirizado em Reims.

Biblioteca comunale di Trento (CC3.0)
Santo Adeodato I

25. Santa Catarina de Alexandria,  virgem e mártir.

São Pedro Yi Hoyong, mártir (†1838). Catequista, foi aprisionado por sicários, juntamente com sua irmã, Santa Águeda Yi So-sa. Depois de lhe quebrarem os ossos por três vezes, mantiveram-no por quatro anos no cárcere, onde finalmente morreu permanecendo firme na confissão da Fé, sendo o primeiro do glorioso esquadrão dos mártires coreanos.

26. São Leonardo de Porto Maurício, presbítero (†1751). Religioso da Ordem dos Frades Menores, que empregou quase toda a sua vida na predicação, na edição de livros de piedade. Realizou mais de trezentas missões em Roma, na Córsega e por toda a Itália setentrional.

27. Nossa Senhora das Graças.

Beato Bronislao Kostowski, mártir (†1940). Na ocupação militar da Polônia durante a guerra foi levado para o campo de concentração de Dachau onde, cruelmente atormentado no cárcere, alcançou a palma do martírio.

28. I Domingo do Advento

29. Bem-aventurados Dionísio da Natividade (Pedro) Berthelot, presbítetro, e Redento da Cruz (Tomás) Rodríguez, mártires (†1638). Religiosos da Ordem dos Carmelitas Descalços, a quem os maometanos de Sumatra (Indonésia) submeteram à escravidão e, por fim, transpassam com flechas e decapitaram, por ódio à Fé.

30. Santo André, Apóstolo.