Maio
1. São José Operário. Em 1955, o Papa Pio XII dedicou esta memória litúrgica comemorando a dignidade do pai nutrício de Jesus, sua vida silenciosa e oculta na santa casa de Nazaré.
2. V Domingo da Páscoa.
3. São Filipe e São Tiago, Apóstolos, sepultados juntos na Basílica dos Doze Apóstolos em Roma, razão pela qual a memória de ambos é celebrada na mesma data.
4. Santos João Houghton, Roberto Lawrence, Agostinho Webster e Ricardo Reynolds, sacerdotes, martirizados durante a perseguição religiosa na Inglaterra. (+1535)
5. São Gotardo, Bispo de Hildesheim, na Alemanha. (+1038)
6. São Venério, Bispo de Milão. Discípulo de Santo Ambrósio, ajudou São João Crisóstomo no seu desterro. (+409)
7. Santa Rosa Venerini, Fundadora da Ordem das Mestras Pias, primeira congregação a cuidar de escolas femininas na Itália (Roma). (+1728)
8. São Bonifácio V, Papa. Fomentou a disciplina monástica. (+615)
9. VI Domingo da Páscoa.
Santo Isaías, Profeta do Antigo Testamento, séc. VIII a.C.
10. Santo Antonino, Bispo de Florença, dominicano. (+1459)
11. São Francisco Di Girólamo, sacerdote jesuíta.
12. São Domingos da Calçada, monge e presbítero. Empenhou-se em melhorar o caminho que leva a Santiago de Compostela, e construiu um hospital para peregrinos. (+1109)
13. Nossa Senhora de Fátima. Em 1917, no povoado da Cova da Iria, Nossa Senhora apareceu várias vezes aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, com uma mensagem de vital importância para os séculos XX e XXI. Depois de prever grandes padecimentos para a Igreja e o mundo, afirmou: “Por fim, meu Imaculado Coração triunfará.”
14. Santa Maria Mazzarelo, Virgem. Religiosa discípula de São João Bosco e Fundadora do ramo feminino dos salesianos (Filhas de Maria Auxiliadora). (+1881)
15. Santo Isidro, padroeiro de Madrid (Espanha). (+1130)
16. Ascensão do Senhor.
17. São Pascoal Bailão, irmão leigo da ordem dos Frades Menores Franciscanos Descalços. (+1592)
18. São João I, Papa e Mártir. (+526)
19. São Dunstan, Abade de Glastonbury. Revitalizou a vida monástica, sob a influência de Cluny. Foi Bispo de Canterbury e conselheiro do rei da Inglaterra. (+988)
20. São Bernardino de Sena, Frade franciscano. Reformou a sua Ordem e divulgou a devoção ao Nome de Jesus. (+1444)
21. São Carlos José Eugênio de Mazenod, Bispo e Fundador. (+1861)
22. Santa Rita de Cássia, viúva e religiosa agostiniana. Recebeu na fronte um estigma da Paixão de Cristo, que permaneceu até sua morte. (+1447)
23. Domingo de Pentecostes.
24. Maria Auxiliadora. São Pio V acrescentou na Ladainha de Nossa Senhora a invocação Auxilium Christianorum, pela vitória de Lepanto. Mais tarde, o Papa Pio VII, cumprindo uma promessa, instituiu esta festa em 1814 para comemorar a sua libertação das mãos de Napoleão. Maria Auxiliadora foi a grande protetora de São João Bosco.
25. São Gregório VII, Papa. (1020-1085)
26. São Filipe Néri, sacerdote. Fundador da Congregação do Oratório. (+1595)
27. Santo Agostinho de Cantuária. (séc. VII)
28. São Paulo Hanh, Mártir na Cochinchina, atual Vietnã, onde por professar sua Fé foi decapitado, após tremendos suplícios, sob o imperador Tu Duc. (+1859)
29. Santos Mártires de Trento.
30. Domingo da Santíssima Trindade
31. Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.
Arcebispo de Florença e grande amigo do Beato Angélico, Santo Antonino lutou contra os desvios da Renascença.
A partir do momento em que foi eleito Arcebispo de Florença, Santo Antonino lutou acirradamente contra os desvios propagados pelos renascentistas. Acompanhemos a descrição de sua vida feita pelo Pe. Rohrbacher:
“Antônio, que por sua pequena estatura foi chamado Antonino, nasceu em 1389, sendo filho de um notável homem de Florença. Destacou-se desde cedo nos estudos por sua invulgar inteligência.”
Ao mesmo tempo em que permitia à Renascença deitar em Florença todo o seu calor, a Providência fazia florescer santos e gênios naquele mesmo ambiente, para disputar influência e combater o fogo das novas tendências
Florença foi uma das grandes cidades que iluminaram a História, com seu especial modo de ser. Florença — ela é a cidade das flores — floresceu precisamente numa época na qual a História italiana encontrava-se em um tournant, como denominam os franceses, no momento em que novos rumos se constituíam e tudo se transformava.
Configurava-se um conflito entre a tradição medieval e os fortes ventos da Renascença que ameaçavam tudo destruir. Entretanto, havia ainda possibilidades de sensibilizar a opinião italiana, caso grandes santos combatessem de frente a Renascença então vicejante.
Florença era propriamente o foco da Renascença. Encontravam-se lá, então, os maiores talentos renascentistas, capazes de irradiar sobre a Itália o seu novo estilo, e que realizavam, na própria cidade, obras de arte de um valor extraordinário. Florença tinha grande importância para aquele tempo. Sendo metrópole do Grão-ducado de Toscana, possuía uma dinastia que haveria de ligar-se por vários laços de casamento com a Casa da França, e haveria de dar mais de um Papa ao sólio pontifício: os Médici, uma das famílias mais poderosas e importantes da Europa. Florença era então um luzeiro do mundo, nutrindo de especial significado, realce e importância, a tudo quanto se passava em seu meio.
A resposta da Providência não haveria de tardar…
“Muito cedo desejou entrar na Ordem Dominicana, pela santidade dos seus membros e pela influência das pregações do Beato João Dominichi. A este pregador dirigiu-se Antonino pedindo o hábito. Mas Dominichi, achando-o muito débil e frágil, prometeu atendê-lo quando houvesse decorado a obra “Decretos de Graciano”. Antes de um ano, para pasmo do dominicano, voltou o menino. Decorara a obra e foi admitido aos dezesseis anos somente.
“Religioso exemplar, foi mais tarde Prior dos dominicanos de Toscana e Nápoles.
“Em 1445 o Papa Eugênio IV procurava um arcebispo para Florença. Um frade dominicano pintor, que mais tarde seria conhecido como Fra Angélico, indicou Antonino como modelo de virtudes. O Papa acedeu à sugestão e, nomeando-o arcebispo, o santo entrou em Florença com pompa magnífica, segundo o costume, mas suprimindo o que havia de secular nessa solenidade…”
Nessa situação, a Providência designou um santo recolhido, diáfano e robusto na Fé: Fra Angélico de Fiesole. Possuindo um talento artístico repleto de delicadeza, candura e, quase se afirmaria, santa ingenuidade, não obstante demonstrou sagacidade e perspicácia, quando se tornou necessário indicar quem deveria assumir o Arcebispado de Florença. O homem a quem indicara foi Santo Antonino.
Ao mesmo tempo em que permitia que as hidras da Renascença deitassem ali todo o seu calor, a Providência fazia florescer santos e gênios naquele mesmo ambiente, para disputar influência e combater o fogo das novas tendências.
Surge então Antonino como Bispo de Florença. Podem-se imaginar os magníficos veludos e damascos com os quais foram confeccionadas as roupagens dos personagens que tomaram parte no cortejo de Santo Antonino, na ocasião em que tomou posse da Sé Arquiepiscopal da cidade. Dessa pompa, ele retirou sabiamente tudo quanto havia de profano…
O poder da santidade
“No trono episcopal, mostrou todas as virtudes de um verdadeiro pastor. Trabalhou com tanto zelo para reformar os escândalos públicos, que o Papa Pio II o escolheu para a reforma da Cúria Romana. Mas antes que pudesse iniciar este grande mister, Deus chamou-o a Si. Era o ano de 1459. Grande orador foi o Arcebispo de Florença. Sua santidade e cultura levaram-no a ser consultado pelos grandes da época, o que lhe valeu o apelido de “Antonino, o Conselheiro”. Seu lema de vida era “Servir a Deus é reinar.” Cosme de Médici o tinha em tão alta consideração, que afirmava que a cidade de Florença tudo devia às orações do santo arcebispo.”
A história pouco conta sobre a ação desenvolvida por ele a favor da austeridade de costumes, como também o combate frontal às influências maléficas da Renascença. Dos historiadores renascentistas, vários reconhecem que pela presença de Santo Antonino na Sé de Florença, o movimento da Renascença perdeu em algo seu vigor e sua velocidade em contagiar a cidade e, consequentemente, toda a Itália.
Conclui-se a partir disso quanto é grande o poder de um santo, ao ponto de uma das figuras mais eminentes e talvez mais condenáveis do Renascentismo, Cosme de Médici, afirmar que a cidade devia tudo às orações de Santo Antonino. Vê-se o quanto este santo podia realizar, e quanta receptividade ainda havia em relação a ele.
Poderia alguém indagar-se: “Qual o sentido dessa obra da Providência? Um santo que passa como um meteoro que brilha, detém um pouco o curso das coisas, mas cuja obra não consegue evitar o avanço do Renascimento. Qual é o alcance histórico do fato de a Providência ter colocado Santo Antonino em Florença?”
Uma alma zelosa nunca poderia colocar-se essa pergunta, porque basta ter contido a onda renascentista durante algum tempo, para contribuir em alto grau à glória de Deus. Como Santo Inácio de Loyola que afirmava ter sido bem empregada por amor à glória de Deus uma vida inteira de lutas e padecimentos, a fim de que um grande pecador deixasse de cometer um pecado mortal.
Corresponder é vencer!
Compreende-se, por isso, que deter por pouco que seja a imensa onda de pecados provenientes da Renascença, é evidentemente algo que possui muito significado para quem almeja a glória de Deus.
Há um outro aspecto digno de consideração, que se centra na continuação da obra iniciada por Santo Antonino e pelo Beato Angélico. Deveriam haver almas que eram raízes de bem, aptas a dar continuidade ao trabalho por eles iniciado, e naturalmente apoiadas pelo Papado, e que prosseguissem a ofensiva contra a Renascença.
E com pesar pode-se constatar que a obra da Providência não foi completada pela obra dos homens. E as almas chamadas por Santo Antonino a continuarem sua obra, não corresponderam ou não obtiveram o apoio necessário, e então a obra ruiu.
Deduz-se, então, quão importante é o papel da história de uma alma. Deparamo-nos com uma cidade que irradiava a intemperança para o mundo inteiro, mas que de tal forma era tocada por talentos e dons, que caso as almas eleitas para empunhar a tocha da reação antirrenascentista fossem fiéis, possivelmente a cidade inteira teria se convertido. Uma vez convertida a cidade, era bem possível que a história do mundo fosse completamente diversa.
Florença podia ter alterado a história do mundo se, por seu lado, algumas almas próximas de Santo Antonino houvessem modificado a história de Florença…
Florença podia ter alterado a história do mundo se, por seu lado, algumas almas próximas de Santo Antonino houvessem modificado a história de Florença. Portanto, se a história do mundo não se alterou, e o mundo desceu pelo despenhadeiro da Renascença — sucessivamente à Revolução Francesa e ao Comunismo — isto se deve a algumas almas que foram fracas e não tiveram generosidade. Disseram “não”, ou disseram um “sim” incompleto ao convite da Providência. Por causa dessas almas, a História não mudou.
Não é devido ao grande talento de algum renascentista que a obra de Santo Antonino não vingou. A dificuldade é que a Providência encontre sempre fiéis os homens que Ela suscitou para serem seus instrumentos. Se todos os eleitos por Deus fossem de fato fiéis, não haveria quem impedisse os planos da Providência de se executarem.
Vae mihi!
Surge então uma aplicação para cada alma individualmente: “Não serei também uma alma destas? Não fui chamado a ter uma fidelidade ilibada? Não será que uma pequena falta de generosidade de minha parte determinará um recuo notável nos planos da Providência?”
Quantas vezes não temos a possibilidade de fazer bem a uma alma, que por sua vez faria o bem a inúmeras outras almas! Não poderia resultar dessa atitude uma reação boa que fosse, sob diversos aspectos, um golpe no adversário? Entretanto, por falta de paciência, quantas não foram as ocasiões em que rejeitamos o apelo de Deus, no zelo pelas almas.
Dirigindo-se a Santo Antonino, que foi colocado pela Providência numa situação tão importante, o católico autêntico deve pedir a intercessão dele, a fim de seguir seu exemplo de fidelidade completa e absoluta, no apostolado incomensuravelmente precioso que Nossa Senhora colocou em suas mãos.
(Extraído de conferência de 9/5/1968)