domingo, noviembre 24, 2024

Populares da semana

Relacionados

Calendário dos Santos – Novembro

1. Comemoração de Todos os Santos.

São Marcelo, Bispo de Paris, + 410.

2. Comemoração de todos os fiéis defuntos.

3. São Martinho de Porres, + 1639. Irmão leigo da Ordem Dominicana, célebre por seus portentosos milagres e virtudes, cujo brilho atraía pessoas de todas as condições, inclusive o Vice-Rei do Peru, que o procuravam para pedir conselhos.

4. São Carlos Borromeu, Arcebispo de Milão, + 1584.

5. São Domingos Mao, presbítero dominicano, mártir no Tonkin (atual Vietnã), em 1888, por portar um rosário em público e pregar a fé ao povo dessa região.

6. São Leonardo de Noblac, Eremita, + 545. Nascido na Gália, de pais nobres e amigos do Rei Clóvis (que foi seu padrinho de batismo). Seguiu os conselhos de São Remígio, Arcebispo de Reims, e se tornou eremita na região de Limoges.

7. São Jacinto Castañeda e Vicente Le Quang Liem, mártires no Tonkin (Vietnã), em 1773.

8. São Villeado de Bremen, Bispo de Bremen. Nascido na Inglaterra, sucedeu a São Bonifácio na evangelização da Frísia e Saxônia (Alemanha).

9. Dedicação da Basílica Lateranense.

São Vito, Bispo de Verdun, na Gália (hoje França), + 525.

10. São Leão Magno, Papa e Doutor da Igreja, + 461.

11. São Martinho de Tours, Bispo. Originário da Panônia (atual Hungria), foi Bispo de Tours na Gália. Morreu em Candes, em 397.

12. São Macário de Aberdeen, Bispo na Ilha de Mull, na Escócia. Acredita-se que foi discípulo de São Columba, séc. VI.

13. Santo Abão de Fleury, abade, + 1004.

14. Santos Nicolau Tavelic, Deodato Aribert, Estévão de Cúneo e Pedro de Narbone, religiosos da ordem dos Frades Menores, presbíteros e mártires, em Jerusalém, onde pregavam a fé cristã. Foram queimados vivos em 1391.

15. Santo Alberto Magno, Bispo de Regensburg (Alemanha) e Doutor da Igreja, + 1280. Religioso da Ordem Dominicana, foi mestre de São Tomás de Aquino.

16. Santa Inês de Assis, religiosa clarissa, + 1253. Seguiu, junto com Santa Clara, os passos de São Francisco.

G. Kralj
Santa Isabel da Hungria – Igreja São Francisco dos Penitentes, Rio de Janeiro

17. Santa Isabel da Hungria, landgravina da Turíngia e terciária franciscana. Ao ficar viúva, dedicou-se às obras de caridade mais heróicas. Faleceu em 1231.

18. Santa Filipina Duchesne, religiosa das Irmãs do Coração de Jesus, + 1852. Depois de abandonar a França convulsionada pelas perseguições da Revolução Francesa, fundou um mosteiro em Missouri, nos Estados Unidos, além de numerosas escolas. Foi canonizada por João Paulo II em 1988.

19. Santo Eudon, abade do mosteiro de Puy, na Aquitânia, + 720.

20. São Bernward, Bispo de Hildesheim, na Saxônia alemã. Propiciou a vida monástica e reformou a vida do clero. Falecido em 1022.

21. Apresentação da Bem-Aventurada Virgem Maria. Festa que se celebra desde o século VI no Oriente, e a partir do século XIV no Ocidente. Exalta o fato de a Mãe de Deus, em tenra idade, ter feito doação de si mesma ao Senhor, no Templo de Jerusalém.

22. São Pedro Esqueda Ramírez, mártir da perseguição mexicana, + 1927. Fundou uma escola de catequistas e se dedicou com fervor à catequese dos meninos. Conduzido diante do pelotão de fuzilamento, encontrou-se com alguns de seus pupilos que desejavam acompanhá-lo, e lhes disse: “Não deixem nunca de estudar o catecismo”.

23. Jesus Cristo Rei do Universo. Festa instaurada por Pio XI na Encíclica Quas Primas, no intuito de, com ela, pôr cobro “à peste que pervade a sociedade humana; a peste da nossa idade é o assim chamado laicismo, com seus erros e ímpios incentivos”. Ver artigo na página 24.

24. Santo Hermógenes de Agrigento, Bispo, + 824.

25. Santa Catarina de Alexandria, mártir, + 305.

26. São Sirício, Papa. Ocupou a cátedra de Pedro entre 384 e 399.

27. Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Neste dia, em 1830, Maria Santíssima apareceu a Santa Catarina Labouré, noviça vicentina, no convento da Rue du Bac, em Paris, pedindo-lhe cunhar medalhas que a representam espargindo graças.

28. Santa Teodora de Rossano, + 980. Abadessa de um mosteiro dessa cidade da Calábria. Foi discípula de São Nilo, o Jovem, e mestra na vida monástica.

29. São Francisco Antônio Fasani, + 1742. Presbítero e religioso dos Franciscanos Conventuais, distinguiu-se como grande pregador.

30. 1º Domingo do Advento.

Santo André, Apóstolo. O primeiro discípulo que seguiu Jesus no Jordão, e levou consigo seu irmão Pedro, o futuro primeiro Papa. É o padroeiro da Escócia.

Artigos populares