Santa Luzia

1. Santo Elói (Elígio) de Noyon, Bispo, 588-659. Ver artigo na página 22.

Santos Edmundo Champion e 10 companheiros, Mártires, + 1581. Jesuítas ingleses, martirizados durante o reinado de Isabel I.

2. Santa Bibiana ou Viviana, Mártir, séc. IV.

Beato João de Ruysbroeck, Presbítero, 1293-1381. Teólogo e escritor nascido perto de Bruxelas, a quem Kempis considerava seu mestre, fundador da chamada Devotio Moderna.

3. São Francisco Xavier, Presbítero, + 1552. Jesuíta, pertenceu ao primeiro grupo de discípulos de Santo Inácio de Loyola. Consagrou-se à evangelização da Índia e do Extremo Oriente.

4. 2º Domingo do Advento.

São João Damasceno, Presbítero e Doutor da Igreja, + 753. Distinguiu-se no combate aos iconoclastas que desejavam eliminar o culto das imagens sagradas. Viveu como religioso no Mosteiro de São Abas, próximo a Jerusalém, onde escreveu várias de suas obras.

5. Beato Filipe Rinaldi, Presbítero, + 1931. Salesiano, conheceu em vida São João Bosco, e muito contribuiu para a expansão da obra fundada por este santo, da qual chegou a ser Vigário Geral e Reitor Maior (ou seja, sucessor do Fundador na mais alta autoridade da Congregação), substituindo o Beato Miguel Rua.

6. São Nicolau de Mira ou de Bari, + 350. (Ver “Dr. Plinio” número 81.)

7. Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja, 340-397. Bispo de Milão, sob sua influência converteu-se Santo Agostinho.

8. Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Em 8 de dezembro de 1854, após séculos de fervorosa devoção dos fiéis do mundo inteiro a esse augusto privilégio da Mãe Deus, o Papa Pio IX o declarou solenemente dogma da Igreja Católica.

9. São Pedro Fourier, Presbítero, + 1640. Fundador da Congregação de Nossa Senhora para a educação de meninas.

10. Santa Eulália de Mérida, Virgem e Mártir, + 304. Tinha apenas 12 anos quando, acossada pela perseguição aos cristãos de sua cidade, entregou a vida por amor a Deus.

11. 3º Domingo do Advento.

São Dâmaso I, Papa, + 384. Governou a Igreja durante um período de graves perturbações, tendo de enfrentar um cisma e diversas heresias, entre elas o arianismo.

12. Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das três Américas.

Santa Joana Francisca de Chantal, Religiosa, +1641. Juntamente com São Francisco de Sales fundou a Ordem das Visitandinas.

13. Santa Luzia, Virgem e Mártir, sécs. III-IV. Martirizada em Siracusa. Antes de morrer, arrancou os próprios olhos a fim de evitar a apostasia. Por isso é comumente invocada pelos que sofrem das vistas.

14. São João da Cruz, Carmelita e Doutor da Igreja, + 1591. (Ver “Dr. Plinio” número 81.)

Martírio dos Santos Inocentes

15. Santa Cristiana (ou Cristina), + 340. Jovem escrava, que foi evangelizadora da Fé, segundo Rufino de Aquiléia, na zona da Geór­gia, cujo rei ela converteu.

16. Santa Adelaide, + 999. Esposa do Imperador Otto I, assumiu a regência do império após a morte do soberano. Seus últimos anos de vida foram consagrados especialmente à piedade e ao cuidado dos indigentes.

17. São João da Mata, Presbítero, + 1213. Fundador da Ordem da Santíssima Trindade, destinada ao resgate dos cristãos cativos.

São Lázaro, séc. I.

18. 4º Domingo do Avento.

São Winibaldo, +761. Irmão de Santa Walburga e do Bispo São Wilibaldo, filho de um rei de Wessex (Inglaterra). Enviado junto a São Bonifácio, seu parente, para evangelizar no território da atual Alemanha.

19. Bem-aventurado Urbano V, Papa, +1370. Foi o Pontífice que voltou de Avignon a Roma, e aceitou a conversão do imperador do Oriente, João V Paleólogo.

20. São Domingos de Silos, Abade, + 1073. Ingressou no mosteiro beneditino de São Sebastião de Silos (que hoje leva seu nome), em Castela, Espanha. Depois de eleito prior, empenhou-se na restauração da disciplina, no afervoramento da piedade, bem como no desenvolvimento artístico e cultural daquela comunidade monástica.

21. São Tomé Apóstolo, séc. I.

São Pedro Canísio, Presbítero e Doutor da Igreja, + 1597.

22. Santa Francisca Cabrini, Virgem, + 1917. (Ver “Dr. Plinio” número 81.)

23. São João de Kety, ou Câncio, Presbítero, + 1473. Eminente teólogo, lecionou na Universidade de Cracóvia, Polônia, na qual se destacou como mestre de várias gerações de sacerdotes.

24. São Charbel Makhlouf, Eremita, séc. XIX.

25. Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

26. Santo Estevão, Protomártir, séc. I. Eleito pelos Apóstolos como um dos sete diáconos que deveriam auxiliá-los no seu ministério, foi o primeiro discípulo a derramar o sangue pelo Divino Redentor.

27. São João Apóstolo e Evangelista, séc. I. Junto com Santo André, foi o primeiro a seguir Jesus. Autor do quarto Evangelho e do Livro do Apocalipse.

28. Santos Inocentes, Mártires. Crianças menores de dois anos, sacrificadas em Belém de Judá, por ordem de Herodes, que esperava com tal crime eliminar também o Messias recém-nascido.

29. São Tomás Becket, Bispo e Mártir, + 1170. Arcebispo de Canterbury e Chanceler da Inglaterra, martirizado por ordem do rei Henrique II, cuja política era contrária aos interesses da Igreja Católica.

30. São Máximo, Confessor, 580-662. Intrépido lutador contra a heresia monotelita, autor de escritos teológicos, exegéticos e morais. Atribui-se a ele uma Vida de Maria.

31. São Silvestre I, Papa, + 335. O longo pontificado deste Sucessor de Pedro foi marcado pela expansão do Cristianismo, após o Edito de Milão.