Capa pontifical - Basílica de Santa Maria Maior, Roma

Ao se considerar a história da Santa Igreja, podemos compará-la a uma planta em contínuo florescimento. De maneira tal que, quando atingir sua estatura perfeita, tiver exalado todo o seu aroma, resplandecido com todo o seu esplendor e beleza, será reconhecida como o esteio de todo o universo. E, cumprida sua missão, será colhida por Deus.

Devemos, portanto, conceber que nesse seu inteiro desabrochar, a Igreja manifestará tudo quanto nela existe de formosura e de expressões de santidade ainda não externadas, além de aprimoramentos e requintes do que ela engendrou ao longo dos séculos. Pensemos, por exemplo, nas maravilhas de que se revestem os ritos e a liturgia católica, seus simbolismos e mistérios, e teremos idéia do que poderá ser o ápice de tudo isso.

Flor de desabrochar exímio, a Igreja reluz de perfeição em perfeição, e nossos olhos não se cansam de admirá-la!

Fotos: G. Kralj
Fotos: G. Kralj

Fotos: G. Kralj
À esquerda, cálice e patena em ouro, prata, diamantes e pedras preciosas; acima, cálice e patena em ouro e esmalte; na página 33, paramento da liturgia pascal, seda com bordados em ouro – Basílica de Santa Maria Maior, Roma

Quem não percebe, ao acompanhar a celebração de uma Missa solene, admirando os reluzimentos dos objetos sagrados, a coruscação dos tecidos bordados a ouro, os paramentos eclesiásticos, etc., quem não percebe ali que a Igreja exprime algo além dos seus dogmas já definidos?

O formato e as cores desses paramentos, dessas casulas e dalmáticas, foram engendrados aos poucos, introduzidos lentamente nos costumes da Igreja, sem que houvesse nenhuma preocupação de combinações e articulações para que viessem a lume. Foram surgindo a esmo: pessoas que não entendiam de teatro, arquitetaram uma como que dramaturgia magnífica, com roupagens extraordinárias; guiadas pelo senso da Igreja, pelo Espírito Santo, escolheram, destilaram, arranjaram, realizaram maravilhas de primeira grandeza.

A todo momento olhamos para a Igreja e dizemos: “é impossível ser mais perfeito”. Mais um tempo, e ela reluz de perfeição maior. Flor de desabrochar tão exímio, que é continuamente assim, e quem tem olhos para vê-la, nunca se sacia de admirá-la.

Fotos: G. Kralj
O formato e as cores dos paramentos litúrgicos foram engendrados aos poucos, inspirados pelo senso da Igreja, pelo Espírito Santo
Paramentos pontifícios do séc. XVI; na página 35, cálices e patenas em ouro, prata, diamantes e pérolas – Basílica de Santa Maria Maior, Roma

Fotos: G. Kralj

Então, para imaginar a Igreja no seu grandioso fastígio, devemos imaginá-la com uma certa forma de excelência que supera nitidamente todas as suas perfeições anteriores, mas, de algum modo, as engloba, de maneira a não ficarem folhas de pulcritudes dessa planta abandonadas pelo caminho. Todas serão recolhidas a fim de que — não sabemos como — todos os aspectos de santidade da Igreja tenham sua síntese nessa fase suprema, sob o especial bafejo de Maria Santíssima.

(Extraído de conferências em 18/10/1982 e 6/7/1983)