Clareza, objetividade e ortodoxia eram características singulares d’O Legionário. Possivelmente por essa razão, de mera folha paroquial da Igreja de Santa Cecília, O Legionário converteu-se em órgão oficioso da Arquidiocese de São Paulo, com ampla divulgação nos meios católicos.

Sob a direção de Dr. Plinio, foi notória a contribuição de tal jornal em benefício da causa da Santa Igreja, influenciando os ambientes e ajudando a formar as mentalidades:

“Dei-me conta de que era necessário O Legionário tratar dos assuntos mais atuais, fazendo deles uma crítica rigorosamente católica, e assim ajudar o público a relacionar o ponto de vista religioso com temas que nenhum jornal católico abordava — naqueles tempos, estes não passavam de boletins paroquiais.

“Começaram, então, a surgir novas seções.

“A primeira delas — inspirada na idéia de que as pessoas gostam muito de novidades acrescidas de pequenos comentários — foi Sete dias em revista. Nosso objetivo com essa seção era dardejar comentários, certeiros como flechas, sobre o que havia se passado durante a semana. Tais comentários, por si sós, deveriam ser um acontecimento: diante de tal fato o pensamento católico faz tal crítica, ou tal elogio.

“Uma discussão puramente doutrinária a respeito de algo está exposta ao risco de causar bocejo… Por isso, era necessário que a seção provocasse uma discussão pessoal, pois, assim, ela “pegava fogo”.

“Quanto ao artigo de fundo — o qual também era escrito por mim —, trazia uma exposição mais ampla e doutrinária dos fatores que inspiravam Sete dias em revista.

“As notícias publicadas por O Legionário não constituíam uma simples repetição daquelas anunciadas pelos jornais comuns. Assinávamos inúmeras revistas internacionais das quais extraíamos matérias que os diários não publicavam, e com elas ilustrávamos as posições católicas. De maneira que quase não havia, em nosso País ou fora dele, notícia não comentada em nosso semanário!

“Nosso corpo de redação era composto, em sua maioria, por Congregados Marianos, os quais faziam propaganda de nosso jornal em suas respectivas paróquias, além de vendê-lo nas portas das igrejas.

“Assim, O Legionário passou a ser amplamente divulgado no meio católico, tornando-se órgão oficioso da Cúria Metropolitana de São Paulo.”

(Extraído de conferência de 19/11/1980)