Como já tivemos ocasião de assinalar, a mentalidade do homem medieval se alicerçava na idéia da existência de uma outra vida e de uma ordem de coisas superior à terrena.

Personagens imbuídos de luz, claridade e leveza, que nos falam de uma ordem de coisas superior à terrena

Fotos: V. Toniolo / G. Kralj / S. Hollmann
Na página 30: afresco da Madonna delle Ombre (detalhe) – Museu de São Marcos, Florença; à direita: A Virgem e o Menino (detalhe) – Pinacoteca Vaticana, Roma — Pinturas de Fra Angélico

A meu ver, retratos fiéis de pessoas com essa concepção aparecem nas pinturas de Fra Angélico, o qual, embora de uma época posterior, é um artista talhado nos moldes da Idade Média. Em seus afrescos ele costuma representar figuras imbuídas de uma luz, claridade e leveza que não encontramos na vida real, e que nos falam de uma ordem eminentemente superior. Personagens, dir-se-ia, isentos das fraquezas humanas e sem a marca do pecado original, tão grande é a elevação de que o pintor os revestiu.

Pessoas revestidas de uma elevação de alma tão grande, que se diria isentas das fraquezas humanas, sem a marca do pecado original

A Virgem com o Menino (detalhe) – Pinacoteca Vaticana, Roma; na página 33: Madonna delle Ombre (detalhe) – Museu de São Marcos, Florença

E não apenas nas figuras humanas, como também nos anjos que retratou, Fra Angélico soube expressar a temperança e a sabedoria do espírito medieval, voltada para as riquezas celestiais. Anjos de alma tão límpida, tão honesta, que estão dispostos a toda espécie de serviço. Tão fortes e conscientes de si, que estão prontos para toda sorte de domínio. Tão pacíficos, que são anjos da paz; tão combativos, que são anjos de combate ao mal. Todos os contrastes, todos os opostos harmônicos neles se acham em estado maravilhoso. São uma síntese magnífica e um símbolo perfeito das melhores disposições da alma medieval.

Anjos símbolos das melhores disposições da alma medieval, representada também nas esculturas góticas, expressão da primazia do espírito sobre a matéria

Nossa Senhora dos quatro anjos (detalhe), por Fra Angélico – Museu Hermitage de São Petersburgo, Rússia; na página 35: esculturas da Catedral de Amiens, França

Outros exemplos, ainda, poder-se-ia ver nas figuras esculpidas nos portais e fachadas das catedrais góticas. Mesmo quando se tratam de imagens que representam pessoas na atitude de exercer sua profissão, percebe-se que têm o espírito povoado por idéias de uma ordem superior, o que lhes confere dignidade, equilíbrio, recolhimento e uma total preponderância da alma sobre a matéria.

(Extraído de conferências em 15/9/1966 e 3/6/1967)