São João

1. Santo Elói,  bispo (†659).

Beata Maria Clara do Menino Jesus,  virgem (†1899). Desejosa de evangelizar, fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em Lisboa, Portugal.

2. Santa Bibiana,  virgem e mártir (†363). Obrigada a passar seis meses num prostíbulo, para que se perdesse, conservou intactas a Fé e a pureza. Depois disso foi chicoteada até à morte.

3. I Domingo do Advento.

4. São João Damasceno,  presbítero e Doutor da Igreja (†749). Ver página 13.

Santo Osmundo,  bispo (†1099). Tendo assumido a Diocese de Salisbury, Inglaterra, consagrou a igreja catedral e promoveu a dignidade do culto divino.

Flávio Lourenço
Santa Luzia

5. São Sabas,  abade (†532). Pela sua virtude eminente, foi chamado “a pérola do Oriente”. Fundou perto de Jerusalém o mosteiro onde, dois séculos depois, viveria São João Damasceno. É considerado um dos principais organizadores do monaquismo palestino.

Beato Nicolau Stensen,  bispo (†1683). Polímata, médico e anatomista dinamarquês de origem luterana, converteu-se ao catolicismo. Morreu em Schwerin, Alemanha, sendo Vigário Apostólico para o norte da Europa.

6. São Nicolau,  bispo (†324). Durante a perseguição de Diocleciano foi preso e torturado, mas não chegou a ser martirizado. Participou do Concílio de Niceia.

São José Nguyen Duy Khang,  mártir (†1861). Catequista capturado na perseguição do imperador Tu Duc. Foi flagelado, encarcerado e degolado em Hai Duong, Vietnã.

7. Santo Ambrósio,  bispo e Doutor da Igreja (†397).

8. Imaculada Conceição da Santíssima Virgem. Ver página 10.

São Teobaldo de Marliaco,  abade (†1247). Abade do Mosteiro Cisterciense de Vaux-de-Cernay, França, alcançou a fama de santidade ainda em vida.

9. São João Diego Cuauhtlatoatzin,  leigo (†1548). De raça indígena, dotado de fé puríssima, humildade e fervor, recebeu de Nossa Senhora a missão de promover a construção do Santuário em honra da Bem-aventurada Maria Virgem de Guadalupe, México.

10. II Domingo do Advento.

11. São Daniel Estilita,  presbítero (†493). Após viver em um mosteiro, seguiu o exemplo de São Simeão e permaneceu durante 33 anos no alto de uma coluna até sua morte, em Constantinopla, Turquia.

12. Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira Principal da América Latina.

13. Santa Luzia,  virgem e mártir (†s. IV). Vivia em Siracusa, na Sicília, e tinha consagrado a Deus sua virgindade. Chamada pelo prefeito de Sira­cusa, confessou a crença em Jesus Cristo e foi por isso decapitada.

Flávio Lourenço
Santo Elói

14. São João da Cruz,  presbítero e Doutor da Igreja (†1591). Colaborador de Santa Teresa de Ávila na reforma da Ordem carmelita e grande mestre da Mística.

15. Santa Virgínia Centurione Bracelli,  viúva (†1651). Dedicando-se ao serviço de Deus, socorreu os pobres, ajudou as igrejas rurais e fundou e dirigiu a Obra das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio do Monte Calvário, em Gênova, Itália.

São Valeriano,  bispo e mártir (†460). Bispo de Abbensa, na África Proconsular. Intimado pelo rei ariano Genserico a entregar os tesouros da Igreja, recusou-se e foi expulso da cidade com ordem de que ninguém lhe desse abrigo. Terminou seus dias vivendo em extrema pobreza e defendendo a Fé.

16. Santa Adelaide,  Imperatriz e viúva (†999). Foi regente do Sacro Império Romano-Alemão durante a menoridade de seu filho Oto II e, mais tarde, durante a menoridade de seu neto Oto III. Amiga e dirigida espiritual de Santo Odilon, Abade de Cluny, colaborou ativamente com ele na expansão da reforma cluniacense pelo mundo germânico.

17. III Domingo do Advento.

Santa Vivina,  abadessa (†1170). Primeira abadessa do mosteiro de Grand-Bigard, na Bélgica, sob a direção do abade de Affligem.

Gabriel K.
Santa Francisca Xavier Cabrini

18. Beata Nemésia Valle,  virgem (†1916). Religiosa do Instituto das Irmãs da Caridade, dedicou-se de modo extraordinário à formação e direção dos jovens segundo o Evangelho, em Borgari, Itália.

19. Beato Urbano V,  Papa (†1370).

20. São Domingos de Silos,  abade (†1073).

São Zeferino,  Papa (†217/218). Governou a Igreja por 18 anos, tendo por auxiliar o diácono São Calisto. Seu pontificado foi marcado pela luta contra as heresias a respeito da Santíssima Trindade.

21. São Pedro Canísio,  presbítero e Doutro da Igreja (†1597). Lutou contra a disseminação do protestantismo na Alemanha, Áustria, Boêmia, Morávia e Suíça.

22. Santa Francisca Xavier Cabrini,  virgem (†1917). Fundou a Congregação das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, destinada a dar assistência aos emigrantes.

23. São João Câncio,  presbítero (†1473). Foi preceptor de príncipes da Casa real polonesa.

24. IV Domingo do Advento.

Santa Irmina,  abadessa (†c. 710). Após ficar viúva, consagrou-se a Deus e tornou-se benfeitora de São Wilibrordo. Fundou e dirigiu o mosteiro de Ohren, Alemanha.

Rodrigo C. B.
Bem-aventurado Urbano V

25. Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Beato Bentivoglio de Bonis,  presbítero (†1232). Religioso franciscano que na juventude conheceu São Francisco de Assis. Foi exímio pregador e muito procurado como confessor.

26. Santo Estevão,  protomártir (†séc. I).

27. São João,  Apóstolo e Evangelista (†séc. I).

28. Santos Inocentes, mártires (†séc. I).

29. São Tomás Becket,  bispo e mártir (†1170).

30. São Lourenço de Frazzanò,  monge (†c. 1162). Insigne pela austeridade de vida e incansável pregação, em Frazzanò, na ilha da Sicília.

31. Sagrada Família.

São Silvestre,  Papa (†335). Ver página 2.